Amantes do mundo fashion criam contas não oficiais nas redes sociais para reunir momentos icônicos das labels.
Prada Archive
Com 56 mil seguidores, a conta @prada.archive, criada por Nat Tong, mostra a evolução da identidade da marca italiana ao longo dos anos. A cada publicação nostálgica, os internautas podem conferir campanhas icônicas e até prints de revistas.
“Acho que marcas como a Prada são de onde estilistas emergentes mais tiram suas inspirações atualmente, então, é importante trazer à luz as marcas que firmaram essas bases”, contou Nat à Vogue britânica.
Tom Ford for Gucci
Destinada exclusivamente à era em que o estilista Tom Ford esteve à frente da direção criativa da Gucci, a conta @tomfordforgucci limita suas publicações ao período entre 1990 e 2004, tempo no qual o profissional direcionou a marca para o auge da delicadeza e muito brilho. Além disso, não poupa informações e mais detalhes sobre o legado do americano.
Dior in the 2000’s
De volta para os anos 2000, a conta @diorinthe2000s leva seus seguidores ao universo marcante da Dior naquela década. Com modelagens e costuras impecáveis, o estilista John Galliano esteve 15 anos à frente da grife. Agora, o perfil se esforça para entregar uma curadoria do legado que o couturier fez na moda.
“A casa da Dior pelos olhos de John Galliano”, descreve o perfil. Por lá, o acervo virtual de quatro mil publicações é acompanhado diariamente por 86 mil fãs, que se interessam pela história de um dos maiores legados da moda.
McQueen Vault
O estilista lendário Alexander McQueen ganhou destaque internacional por entrelaçar arte e design. A fusão de um olhar inovador e alta-costura estava presente em suas criações. Infelizmente, o designer visionário faleceu aos 41 anos, mas seu legado continua servindo como inspiração para a moda.
O perfil que reúne arquivos do ícone fashion é batizado de @mcqueen_valt. Quem passar por lá pode conferir um pouco das criações icônicas do britânico, como os sapatos estonteantes e os demais itens ousados. Entre eles, as figuras alienígenas e caveiras, símbolos do DNA criativo do profissional.
Chanel Archives
Muitos conhecem a Chanel sob os comandos de Karl Lagerfeld, mas a conta @chanel_archives mostra a etiqueta de luxo muito além dos terninhos de tweed. Ao rolar o feed, é possível ver supermodelos com biquínis grifados e muita atitude diante das câmeras.
O universo com ar noventista é acompanhado por mais de 135 mil seguidores. Por lá, a curadoria convida todos a mergulharem nas memórias da Chanel. A nostalgia também é retratada por bolsas de cubo mágico, tailleurs coloridos e, claro, as supermodels.
Balenciaga
A marca visionária comandada pelo designer Demna Gvasalia foi moldada por outros grandes nomes desde a sua criação, em 1917. E é no perfil @balenciaga_files que os amantes de moda podem conferir o espírito da Balenciaga, que permanece nas criações atuais do estilista.
Date With Versace
A Versace se tornou uma referência icônica com a logomarca de medusa e peças chamativas. Na sua trajetória, a etiqueta de luxo conquistou a indústria fashion. A etiqueta ousou, surpreendeu, chocou e virou um verdadeiro ícone entre as principais italianas.
Os looks arrematados por camadas de correntes douradas ganham compilado no perfil @datewithversace. Os 85 mil seguidores da conta podem conferir diariamente os destaques que contam a história da grife a cada postagem.
Com o passar dos anos, o Instagram evoluiu para além da função inicial de ser uma rede social para o compartilhamento de fotos pessoais. Contas profissionais fazem parcerias e estreitam laços com grandes marcas. É o caso dos perfis citados, que aproveitam o espaço para fazer grandes arquivos de história fashion. As páginas são construídas e administradas de forma independente das grandes labels. Na plataforma, os internautas podem se manter sempre atualizados sobre a moda.