De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá, ainda, registros de chuva localizada, durante a tarde, e as manhãs serão marcadas pela sensação de frio, com predomínio de muitas nuvens ao longo da semana
A segunda-feira (21/2) no Distrito Federal deve contar com aberturas de sol, mesmo que isoladas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o brasiliense deve ver aberturas de sol ao longo do dia, mas a chuva deve cair em alguns pontos do DF. A mínima durante a manhã foi de 18ºC, e a tarde deve alcançar 29ºC. Já a umidade relativa do ar varia entre 45% e 95%.
Nos próximos dias, a previsão não muda. Segundo o meteorologista Olívio Bahia, a última semana do mês deve contar com aberturas de sol, mesmo que isoladas. De acordo com o especialista, haverá, ainda, registros de chuva localizada no Distrito Federal, durante a tarde, e as manhãs serão marcadas pela sensação de frio, com predomínio de muitas nuvens.
“Devemos ver um predomínio maior de nuvens, o sol aparece mais vezes e ainda há condição para ocorrer pancadas de chuva durante a tarde, em pontos localizados do DF”, explica o meteorologista. De acordo com o especialista, em todos os dias do mês de fevereiro houve registro de chuvas e, em alguns pontos, a média mensal de chuva já foi ultrapassada. É o caso do Gama, que até as 18h deste domingo (20/2), fez o maior registro, de 294mm. Na região, choveu 61% a mais da média esperada, que é 183mm
Em seguida, vem o Sudoeste, com 208,6mm, da 14% a mais da média. Já as regiões de Águas Emendadas e Paranoá não ultrapassaram o valor.
“Em Águas Emendadas choveu 92,8%, 51% do esperado para o mês. No Paranoá, 130,4%, que representa 71% do esperado”, explica Olívio.
Segundo o meteorologista, mesmo chovendo bem em boa parte do DF, as precipitações não estão bem distribuídas. “Isso é normal. Diferente do que imaginamos, a chuva não é geral, ela cai em pontos específicos. Às vezes há uma nuvem mais carregada em determinado local, e em outro ponto não. Como não há um forte sistema atuando na cidade, é comum ver esse comportamento de chuvas isoladas”, diz.
Olívio diz, ainda, que as precipitações não são alarmantes. “O período de chuva foi bem generoso, choveu bem a ponto de encher os reservatórios. Mas tem ano que chove mais, outro menos. A própria natureza se encarrega disso. Ainda temos sete dias para fechar o mês, mas a expectativa é que a chuva se mantenha em pontos isolados”, reitera.