23 de novembro de 2024 01:41

Mesmo com doses disponíveis, postos de vacinação contra Covid-19 no DF ficam vazios

Ao contrário do que vem sendo divulgado em grupos de WhatsApp, não há risco de perder os imunizantes abertos.


Após os primeiros dias tumultuados de vacinação contra a Covid-19 da população acima de 80 anos no Distrito Federal, esta quinta-feira (4/2) reserva tranquilidade para quem resolveu esperar um pouco mais para receber a dose. Alguns locais não apresentam filas para a imunização.
É o caso da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Núcleo Bandeirante. Pela manhã, não havia ninguém à espera para ser vacinado. As várias cadeiras colocadas do lado de fora para organizar uma fila para idosos ficaram vazias. A tenda montada para atender a população contava apenas com trabalhadores da Secretaria de Saúde.
Na Quadra Poliesportiva do Itapoã, ao lado da UBS 2 da cidade, cenas parecidas. Os idosos acima de 80 anos que comparecem são prontamente atendidos. É o caso da Maria da Conceição Lustosa, 89 anos. Ela chegou e logo recebeu a dose. Veja:
A reportagem também recebeu relatos de tranquilidade na UBS 4 do Guará, no Setor Habitacional Lucio Costa, e no Centro de Práticas Sustentáveis do Jardim Botânico, no Mangueiral.
Notícia falsa

Ao contrário do que circula em grupos de WhatsApp, não procede a informação de que as doses da vacina não podem ser resfriadas novamente; por isso, segundo a notícia falsa, se houver baixo movimento em determinado posto, elas teriam de ser descartadas.

Segundo a Secretaria de Saúde, os imunizantes remanescentes podem tanto ser remanejados para outras bases de vacinação quanto redirecionados para a Rede de Frio Central. Portanto, não há risco algum de perda.

Com relação ao que pretende fazer sobre a falta de movimento nos postos de vacinação, a pasta não havia se manifestado até a publicação desta reportagem.

De acordo com levantamento do portal Covid-19 no Brasil, mantido por voluntários a partir de informações oficiais, a capital da República contava 85.763 mil pessoas imunizadas até a noite desta quarta-feira (3/2), o que representa 2,81%.

*Com informações Metrópoles

O site Achei No Sudoeste é um guia comercial com notícias e informações sobre o bairro. Nosso foco é divulgar e facilitar a população em geral sobre a pluralidade de segmentos existentes. O Setor Sudoeste possui um comércio bem misto e interessante que muitas vezes não está à vista de quem circula pelas quadras e avenidas.

Copyright © 2024 - Achei no Sudoeste