22 de abril de 2025 08:53

Papa Francisco morre aos 88 anos; AVC e insuficiência cardíaca foram as causas de morte

/

/


/

/

/

O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos. Segundo o Vaticano, a morte foi causada por um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Estas são as últimas imagens do Papa Francisco vivo, no papamóvel, na Praça São Pedro.

Um dia antes, o Papa cumprimentou os fiéis, desejando boa Páscoa.

A última mensagem, que foi lida pelo Monsenhor Diego Ravelli, será lembrada porque resume toda a essência do seu pontificado – um pedido de paz.

/

/

Papa Francisco morreu aos 88 anos — Foto: Reprodução/TV Globo

/

/

Os últimos momentos do Papa no modesto apartamento da Casa Santa Marta foram reconstruídos por fontes vaticanas. Ele acordou às seis da manhã, e os colaboradores o encontraram bem, embora seu estado geral já estivesse seriamente comprometido há dias, inclusive o coração.

Pouco depois, por volta das 7 horas, duas da manhã no horário de Brasília, o Papa se sentiu mal. Foi imediatamente assistido pela equipe médica presente no Vaticano. Às sete e trinta e cinco, Francisco parou de respirar.

A causa da morte foi um derrame cerebral seguido de parada cardíaca. Os médicos comentaram que ele morreu serenamente.

Às nove e quarenta e sete, o camerlengo, o camareiro da Igreja, Cardeal Kevin Farrell, deu a notícia:

/

“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar o falecimento do nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino.”

/

A morte pegou de surpresa o Vaticano, apesar da fragilidade da saúde dele nos últimos meses. No dia quatorze de fevereiro, ele foi hospitalizado com uma bronquite. A crise respiratória se tornou uma pneumonia, e Francisco precisou de equipamentos para ajudar na respiração. Foram quarenta dias no Hospital Gemelli. Quando recebeu alta, os médicos disseram que levaria muito tempo para que ele estivesse totalmente recuperado.

Mas o Papa não desistia de estar próximo dos fiéis e participou como pôde das celebrações de Páscoa.

/

Funeral de Francisco

 

O corpo de Francisco foi levado para a Capela Santa Marta e seguirá para a Basílica de São Pedro, na quarta-feira (23).

Fonte: G1