Instagram permitirá que usuários “treinem” algoritmo do zero para obter sugestões de conteúdo mais assertivas; a novidade será liberada em breve para todos os usuários
O Instagram está testando um novo recurso que permitirá aos usuários redefinir os algoritmos responsáveis por sugerir conteúdos no feed, na aba Explorar e nos Reels. Com essa funcionalidade, será possível “resetar” o algoritmo do Instagram e ajustá-lo para que ele passe a recomendar conteúdos mais alinhados aos interesses do usuário. Anunciada nesta terça-feira (19), a novidade atende a uma demanda antiga por maior personalização do feed. Segundo a Meta, o recurso será disponibilizado em breve para todos os usuários.
Ao longo de diversas alterações na funcionalidade, o Instagram desagradou muitos usuários ao encher a timeline com conteúdos sugeridos sem conexão com seus interesses. Essas publicações frequentemente tornam o feed menos atraente. Com o novo recurso, a plataforma oferecerá aos usuários a possibilidade de redefinir o algoritmo para sugerir apenas conteúdos realmente relevantes.
Para fazer o “reset” do algoritmo do Instagram, o usuário deverá ir até as “Configurações” da rede social e clicar na seção “Preferências de conteúdo”. Ao iniciar o processo, será possível, ainda, rever as contas seguidas pelo usuário e fazer alterações na lista. Uma vez “zerado” o algoritmo, a plataforma irá sugerir novas publicações a partir dos hábitos apreendidos do usuário com o tempo. Isso inclui o tipo de conteúdo e os perfis com os quais ele interage.
Foco nos adolescentes
Embora o novo recurso seja válido para todos os usuários do Instagram, o principal foco da plataforma é melhorar a experiência dos adolescentes. A funcionalidade ajudará tanto os pais quanto os jovens a construir uma rede social mais segura, livre de conteúdos adultos ou inadequados. Entre as ferramentas oferecidas estão o Feed de Seguidores, que exibe, em ordem cronológica, apenas conteúdos das contas seguidas pelo adolescente, e a opção de criar uma lista de Favoritos, permitindo acesso rápido aos conteúdos de perfis visualizados com mais frequência.
Como melhorar e gerenciar as recomendações do Instagram
Enquanto o novo recurso do Instagram não está disponível para todos os usuários, é possível adotar algumas estratégias manuais para “limpar” o feed da rede social e personalizar melhor os conteúdos exibidos:
/
- Favoritos: ao criar uma lista de contas favoritas, o usuário passa a receber publicações dessas contas com mais frequência e ganha acesso a um feed exclusivo para esses conteúdos;
- Não interessado: publicações adultas, inapropriadas ou simplesmente irrelevantes podem ser marcadas como “não interessado”. Isso sinaliza ao algoritmo que você não quer ver esse tipo de postagem;
- Conteúdo sensível: caso algum tipo de publicação cause desconforto, o usuário pode ajustar as configurações de conteúdo sensível para reduzir a frequência com que essas postagens aparecem no feed;
- Sugestões no feed: se o feed estiver cheio de postagens aleatórias de perfis não seguidos, é possível silenciar essas sugestões do Instagram por até 30 dias e organizar melhor o que aparece na timeline.
*Com informações de Meta