Paróquia Sagrada Família, que fica no Park Way, foi projetada por moradores da capital federal. Construção da igreja terminou há 2 anos
Quem quer conhecer a beleza da arquitetura de Brasília, sabe onde encontrar monumentos modernos e únicos: na Esplanada dos Ministérios. Mas, uma paróquia que fica a 23 km do centro da capital federal ganhou destaque mundial, prêmios e já foi até considerada uma das mais espetaculares do mundo. Você sabe qual é?
A Paróquia Sagrada Família fica no Park Way, às margens da Epia Sul. Projetada por três moradores de Brasília, os arquitetos André Velloso e Eder Alencar, e a professora Luciana Saboia, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), a construção terminou há 2 anos.
/
/
O templo chama atenção pela arquitetura moderna e já acumula mais de 10 prêmios, nomeações e destaques, tanto nacionais quanto internacionais. No ano passado, a paróquia foi considerada uma das 12 mais espetaculares do mundo pelo site “architecturaldigest”, de arquitetura internacional.
O projeto da paróquia tem como referências as obras de Oscar Niemeyer e Lucio Costa — idealizadores de Brasília. Segundo os arquitetos, a igreja é composta por várias edificações:
/
⛪A edificação principal, chamada de Nave, tem formato circular, remetendo à ideia de comunidade, união e acolhimento.
⛪No interior, uma imensa claraboia — uma abertura no teto — que circunda todo o perímetro da cobertura, permitindo a entrada de luz natural.
⛪A segunda abertura, que também circunda todo o templo, permite o contato visual dos paroquianos com exterior, enquadrando a paisagem e o horizonte.
⛪O projeto conta ainda com três outras edificações: o Pavilhão Comunitário (com áreas administrativas, biblioteca e salas de catequese) a Casa Paroquial e o Campanário.
/
“Projetar a paróquia foi uma chance de criar um espaço que vai além de acolher a comunidade. Receber um prêmio mundial por essa obra é uma honra enorme, pois valoriza a importância de integrar arquitetura e fé, respeitando a identidade e o propósito do local”, diz o arquiteto André Velloso.