Nome da fêmea será definido por uma enquete aberta ao público nas redes sociais do Zoológico de Brasília. Suricatos vieram de São Paulo
Pela primeira vez, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília tem um casal de suricatos disponível para visitação do público. Os animais chegaram ao zoo no mês passado, mas a instituição estava em adaptação para exibir os mamíferos.
Os dois novos moradores vieram diretamente do Animália Park, em São Paulo, para fortalecer os projetos de conservação e educação ambiental da instituição.
Ainda em fase de adaptação, os suricatos, mais sensíveis a estímulos externos, passam por condicionamento com as equipes do zoo, e já dão sinais de que se sentem confortáveis no novo ambiente.
No primeiro mês, os técnicos entravam no recinto com os animais ao menos duas vezes por dia para que o casal se acostumasse com a presença da equipe.
Características do animal
Os suricatos são animais carnívoros e habitam regiões áridas da África. Também comem ovos e alguns legumes, mas a preferência alimentar é a carne.
De acordo com a instituição, o pequeno casal já escavou boa parte do ambiente, formando túneis, o que é uma das características da espécie
Atualmente, a suricato fêmea, que completa um ano em novembro, sobe na balança sozinha, colaborando com a pesagem realizada para o monitoramento da saúde. Com o condicionamento, essa ação é realizada sem contenções físicas ou químicas.
O macho, batizado de Timão, já tem oito anos e ainda é um pouco mais resistente, mas também já entende os comandos. O nome da fêmea será definido por uma enquete aberta ao público nas redes sociais do Zoológico.
O Zoológico de Brasília funciona de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 17h, porém a bilheteria vende ingressos das 8h às 16h. O ingresso custa R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia (valor também aplicado em dias promocionais para ambos). O pagamento pode ser feito em dinheiro, Pix ou cartão de débito e crédito.