Após dias de aflição se equilibrando em cima de um telhado, o animal que se tornou um dos símbolos da catástrofe
Resgatado na manhã desta quinta-feira (9), em uma mobilização que chamou a atenção de todo o Brasil, o cavalo “Caramelo” está desde o início da tarde sendo atendido por profissionais do Hospital Veterinário da Ulbra.
O animal, um macho de 6 a 7 anos, recebe cuidados específicos e, depois de ser encontrado muito debilitado, já apresentou melhoras de saúde, podendo inclusive ficar de pé.
A estimativa do médico veterinário Henrique Modardo Cardoso é de que o cavalo esteve em cima do telhado desde a noite de sábado, quando a água subiu muito no bairro Mathias Velho.
O colega do veterinário Henrique, Bruno Schmitz, explica que foi muito desafiador fazer o resgate, porque o cavalo estava num telhado de zinco, escorregadio, com um acesso muito ruim.
Fizemos a sedação dele no telhado, induzimos à anestesia e conseguimos botá-lo no bote. Mantivemos a anestesia durante a viagem, para ele ficar tranquilo. Agora, está em recuperação dentro do Hospital Veterinário da Ulbra, diz Bruno.
Depois de resgatado, o animal chegou em terra firme no início da tarde, sendo transportado, dentro de um reboque, pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo.