23 de novembro de 2024 01:09

Ações da Gol saem da B3; veja quais empresas também estão em recuperação judicial

A reestruturação financeira pode assustar investidores, mas não é necessariamente o fim de uma empresa

 

 


 

 

A Gol (GOLL4) viu os preços de suas ações despencarem mais de 55% em apenas cinco dias após o anúncio de recuperação judicial (RJ) nos Estados Unidos. Nesta terça-feira (30), os papéis sofreram outro revés ao serem retirados de todos os índices da B3. Mas, afinal, o que é o processo de recuperação judicial e por que essa palavra assombra os investidores?

A recuperação judicial, antigamente denominada concordata, é um mecanismo pelo qual companhias que não conseguem pagar suas dívidas recorrem à Justiça para evitar a falência. O processo permite que a empresa reorganize suas finanças e suas dívidas. Ele suspende temporariamente as cobranças e dá fôlego à companhia. Porém, é necessário apresentar ao Judiciário um plano de desenvolvimento.

No dia 25 de janeiro, a Gol optou por solicitar a recuperação judicial nos EUA, em um recursos jurídico conhecido como Chapter 11. O processo se assemelha ao do Brasil, com uma ênfase maior na reorganização estratégica e com uma participação maior dos acionistas na tomada de decisões durante o processo.

E são os acionistas quem mais sente no bolso as consequências da recuperação judicial. O mercado enxerga a RJ como um indicativo de problemas de saúde financeira. Para piorar, o processo prevê que a companhia não pague dividendos. A consequência é a perda no valor das ações: em apenas um mês as cotações da Gol caíram 64,6%.

/

Veja algumas empresas da bolsa que estão em recuperação judicial:

/

 

Quantas lojas a Americanas (AMER3) já fechou em 2023?

 

Eternit troca de presidente para sair de recuperação judicial e planeja aquisições | Exame

 

Othon cresce 30% na diária média ante início da pandemia - Hotelier News

 

Entenda a Crise da Light em Seis Pontos

 

Nasce a Nexpe, uma nova experiência que vai do aluguel ao financiamento - NeoFeed

 

Solução para a Oi deve ficar para 2018 - Pequenas Empresas Grandes Negócios | Negócios

 

Recuperação judicial da João Fortes congela R$ 380 milhões em dívidas no DF | Metrópoles

 

/

/

/

/

 

O site Achei No Sudoeste é um guia comercial com notícias e informações sobre o bairro. Nosso foco é divulgar e facilitar a população em geral sobre a pluralidade de segmentos existentes. O Setor Sudoeste possui um comércio bem misto e interessante que muitas vezes não está à vista de quem circula pelas quadras e avenidas.

Copyright © 2024 - Achei no Sudoeste