A estimativa é da Polícia Federal e do Exército Brasileiro, de acordo com informações preliminares da Secom da Presidência da República. Show da Esquadrilha da Fumaça foi o ápice do evento
O desfile em comemoração ao Dia da Independência foi encerrado, na manhã desta quinta-feira (7/9), sem grandes transtornos. Oficialmente, o evento teve início por volta das 9h25 e terminou às 11h10, durando pouco menos de duas horas.
Entre as várias atrações que passaram pelo Eixo Monumental, o público presente aplaudiu bastante a passagem do Zé Gotinha, mascote do Sistema Único de Saúde (SUS), e o tradicional show da Esquadrilha da Fumaça, que rasgou o céu de Brasília com suas manobras.
Primeira vez no desfile
Acompanhado dos pais, o estudante do 6º ano do ensino fundamental Juan Carlos de Souza, 11 anos, foi ao evento pela primeira vez e brilhou os olhos ao ver de perto os aviões da Esquadrilha da Fumaça. “Gostei muito quando eles se cruzaram e fizeram manobras. Se eu conseguir, quero vir nos próximos anos também”, diz.
Morador de Valparaíso, ele sentiu um clima de cidadania durante o desfile. “Achei um evento muito bom por parte das pessoas envolvidas nisso, dando bandeiras e água para todos. A exposição dos helicópteros também foi bem interessante”, afirma o garoto.
/
/
/
/
Apreensões e prisões
Até as 12h desta quinta-feira, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) registrou três ocorrências. Em uma delas, um homem, de 46 anos, tirou a calça de duas crianças e mostrou os órgãos genitais para os pequenos. “Os policiais de inteligência conseguiram prender esse homem. A mãe estava vendendo pipoca e também viu (o crime)”, detalha o porta-voz da corporação, major Michello Bueno.
Em outro caso, um suspeito de 77 anos foi acusado de ter passado a mão em mulheres. “Outro homem foi preso com cinco celulares furtados na Esplanada, com várias porções de drogas. Vários objetos também foram apreendidos, como haste de madeira”, detalha Michello.
Todos os acusados foram encaminhados à 5ª Delegacia de Polícia (Area Central) para registro de ocorrência.