Segundo especialista, algumas plantas podem limpar o ar e melhorar umidade. Isso ocorre porque elas filtram gás carbônico e transformam em oxigênio em maior volume
/
/
/
/
/
O dia a dia no clima seco não é fácil – ainda mais quando a umidade do ar fica em torno dos 12%, como tem sido o caso de Brasília nos últimos dias. Para ajudar com os desconfortos desse período, as plantas podem ser boas aliadas.
Além de deixarem o ambiente mais bonito, algumas espécies podem limpar o ar e melhorar a umidade.
/
Veja algumas delas:
/
Samambaia
Babosa
Espada de São Jorge
Lírio da Paz
Jiboia
/
Segundo André Luiz Pereira, presidente da associação Central das Flores, plantas purificadoras absorvem substâncias tóxicas, deixando o ar mais limpo. Isso porque essas plantas filtram o gás carbônico e o transformam em oxigênio em maior volume.
/
“Elas [plantas] absorvem toxinas do ar. É como se elas pegassem o ar seco e sujo e tornassem ele mais limpo e úmido. Quanto mais planta você tem no ambiente, mais úmido ele é, e mais limpo é o ar, porque elas fazem essa filtragem, além de liberar mais oxigênio no ar”, explica André.
/
/
A produtora rural Carla Camargo afirma que já percebeu o aumento na procura por plantas desse tipo e ressalta que, como a umidade do Distrito Federal está baixa, as plantas precisam ser regadas de duas a três vezes por semana.
/
“Aqui em Brasília agora está uma febre dessas plantas de dentro de casa, que são plantas que não têm tanta coloração, não tem tantas flores, são mais folhagens. […] A partir do momento que você tem que molhar mais uma planta, o ambiente passa a ficar mais úmido”, diz.
/
Alerta vermelho
/
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na segunda-feira (7), um alerta vermelho devido à baixa umidade relativa do ar no Distrito Federal. No domingo (6), Brasília teve o dia mais seco do ano até agora. No Gama, a umidade relativa do ar ficou em 10%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que o ideal é 60%.
Segundo o Inmet, os alertas laranja e vermelho indicam risco de incêndios florestais e surgimento de problemas de saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Níveis de alerta
/
ALERTA AMARELO (potencial perigo): umidade entre 30% e 20% por cinco dias seguidos
ALERTA LARANJA (perigo): umidade abaixo de 20% por três dias consecutivos
ALERTA VERMELHO (grande perigo): umidade abaixo de 12% por dois dias seguidos
/
Como se proteger?
/
Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. Mas a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo.
/
/
/