23 de novembro de 2024 00:36

Programa ‘Athos em quatro atos’ homenageia trajetória do artista, no DF

 

 


Athos Bulcão transformou ruas e prédios de Brasília em obra de arte. São mais de 200 criações desenvolvidas pelo artista carioca durante as cinco décadas em que ele morou na capital.

O pintor, escultor e desenhista imprimiu identidade ao DF, por meio da busca pelo abstracionismo, o uso de múltiplas cores e o diálogo com as mais diversas formas geométricas. Athos estava entre os artistas pioneiros, que vieram à capital a convite do arquiteto Oscar Niemeyer.

Para homenagear o artista carioca, o especial “Athos em quatro atos” será exibido, neste sábado (29), às 14h50, depois do programa “Além do Plano”, na TV Globo. A reportagem exclusiva comemora ainda os 105 anos de Athos Bulcão, comemorado em 2 de julho deste ano.

/

/

Athos Bulcão: arte e cultura como horizonte de país - Disparada

/

/

Curiosidades da vida de Athos

 

1. A mudança do Rio de Janeiro, em 1958, foi impulsionada pelo céu de Brasília e a oportunidade de trabalhar na futura capital. Athos destacou que foi a luz das estrelas no DF que o convenceu a ficar em Brasília.

“A sensação era de que o céu emendava com a terra, como se fosse uma coisa só. Brasília tem um certo magnetismo, uma natureza um pouco hipnótica, um silêncio, um isolamento e uma luz linda que se encontra raramente em outros lugares”, disse Athos.

 

2. O especial “Athos em quatro atos” comprova uma lenda urbana: o artista produziu coletivamente com os azulejistas. Ele mostrava as peças para os pedreiros, que montavam na ordem que queriam.

“Gostou daquilo, é lúdico, então vamos usar como brinquedo. Sobre a mesa, quatro azulejos e qual seria a ordem deles? Nessa linguagem, não tente entrar na linha, todas as alternativas se juntam e estão corretas”, destaca Athos, em entrevista.

 

3. A origem do nome do painel “Ventania”, localizado no Salão Verde da Câmara dos Deputados, um dos poucos trabalhos dele que recebeu um título. No entanto, a ideia não veio do artista, mas do público. Para saber mais sobre essa história, não perca o programa especial neste sábado (29).

/

/

Igreja São Francisco de Assis da Pampulha, em Belo Horizonte. — Foto: Folhapress

/

/

Biografia

Athos Bulcão nasceu no Catete, no Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1918. O artista passou a maior parte da infância em Teresópolis, no estado fluminense.

Antes de completar 5 anos, ele perdeu a mãe de enfisema pulmonar e acabou sendo criado pelo pai, Fortunato Bulcão, amigo e sócio de Monteiro Lobato. Em casa, dividia as tarefas com o irmão Jayme, e as irmãs Mariazinha e Dalila. Athos era o caçula.

O interesse pelas artes se manifestou desde cedo, estimulado pela irmãs, que o levavam contantemente ao teatro, à ópera e a espetáculos de companhias estrangeiras. Mesmo assim, Athos acabou escolhendo a medicina como graduação.

O site Achei No Sudoeste é um guia comercial com notícias e informações sobre o bairro. Nosso foco é divulgar e facilitar a população em geral sobre a pluralidade de segmentos existentes. O Setor Sudoeste possui um comércio bem misto e interessante que muitas vezes não está à vista de quem circula pelas quadras e avenidas.

Copyright © 2024 - Achei no Sudoeste