O Taste Festival chega a Brasília, pela segunda vez, com participação de restaurantes renomados e atrações diversas, no Pontão do Lago Sul. Encontro gastronômico continua neste fim de semana
O Taste Festival, considerado o maior evento gastronômico do mundo, veio a Brasília pela segunda vez e ocupou o Pontão do Lago Sul no fim de semana. O encontro traz, nesta edição, 11 restaurantes e dois bares brasilienses. Além disso, duas marcas paulistanas de alta cozinha também fazem parte do menu: o Aizomê, da chef Telma Shiraishi, e o Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira atualmente jurado do MasterChef Brasil. O evento reúne, anualmente, 600 mil pessoas em 13 cidades, entre elas, Milão, Roma, Londres, Dubai, São Paulo e Paris. No próximo fim de semana, o festival ocorrerá novamente.
Os restaurantes servem pratos criados exclusivamente para o evento, muitos deles destacando ingredientes típicos do cerrado na receita. A experiência permite que o cliente customize o cardápio, optando pela entrada de um restaurante, prato principal de outro e sobremesa de um terceiro. Os pratos têm entre 100 e 120 gramas e permitem degustar os diversos aromas e sabores oferecidos. O festival tem ainda carta em braile e staff capacitado para atender ao público e suas necessidades.
Menu completo
O crítico gastronômico e jornalista Luiz Américo Camargo é o responsável pela curadoria de restaurantes, cardápios e aulas apresentados no evento. “O Taste é um festival que representa o melhor de uma cidade. Conseguimos reunir os melhores restaurantes de Brasília, além de chefs, produtores e pequenos artesãos. As pessoas estão percebendo que o conceito é criar um programa em torno da gastronomia. Você pode comer bem, beber bem, além de ter aulas, fazer degustação de bebidas, ouvir música”, explicou Camargo.
A bancária Samanta Costa, 39 anos, participou da oficina. “É uma receita simples, com ingredientes do cotidiano e fácil de fazer. Vai dar para replicar. Vou fazer para a minha mãe no dia das mães”, revelou. Caroline Silvéria, 33, servidora pública, compartilha a empolgação. “Adoro cozinhar. A primeira coisa que aprendi a fazer foi doce. A oficina foi magnífica, até amadores conseguem fazer”, acrescentou.
Vinhos, cachaças e cervejas são os destaques entre as bebidas. O produtor João Chaves, de 23 anos, representou a premiada cachaça Remedin. “Produzo cachaça desde os meus 18 anos e já ganhamos dois prêmios nacionais. O diferencial são os nossos valores. Não queremos fazer cachaça em alto volume, queremos fazer uma cachaça de qualidade que temos orgulho de apresentar”, pontuou.
/
/
/
/
O festival oferece, ainda, área kids, palco musical e Empório Taste. Esse último é um espaço com expositores variados, um balcão de negócios visto como uma oportunidade para os empreendedores atingirem o público consumidor final e os restaurantes. A chef Marina Cavechia é queijista, sócia do restaurante Teta e preparou um menu exclusivo para o Taste. “O queijista, além de representar o produtor, tem a função de fazer harmonizações com bebidas, fazer maturações de queijo, montar mesas, cortar o queijo da maneira certa, entre outras funções. Me surpreendi com a recepção das pessoas aqui. O pessoal quer entender como funciona a harmonização e maturação”, afirmou.
O chef Bobson Melo, também sócio do restaurante Teta, se surpreendeu positivamente com a recepção do público. “Trouxemos alguns pratos diferentes, fora do roteiro do que normalmente servimos. Aproveitamos para colocar um pouco do DNA do nosso restaurante. A ideia é fazer uma ruptura de ideias e inventar opções diferentes”, observou.
O casal Bianca Prata, 29, e Maurício Amaral, 32, veio de São Paulo para Brasília para prestigiar o festival. “É o segundo ano que venho para o evento aqui e, este ano, está ainda melhor do que o ano passado. O espaço é lindo, bem frequentado e a comida maravilhosa. Em São Paulo, o festival é maior, aqui em Brasília é mais intimista”, comentou a empresária. “O clima é muito bom aqui, comida variada, bem interessante. Eu não conhecia a gastronomia de Brasília. Experimentamos vários pratos”, contou o gestor de logística.
/
/
/
/
Marcas participantes
Os restaurantes brasilienses presentes no Taste são: Aroma, do chef Ronny Peterson; Authoral, de André Castro; Casa Baco, de Gil Guimarães; Grupo Petrarca (Lago e Bloco C), comandado pelo chef Marcelo Petrarca; DOC Cucina, de Salvatore Loi; Dom Francisco, de Francisco e Giuliana Ansiliero; Le Birosque, de Luiz Trigo; Ouriço, do chef Thiago Paraíso; Superquadra, de Tonico Lichtsztejn e Luiz Alberto Costa; o premiado Taypá, do chef peruano Marco Espinoza; e Teta Cheese Bar, de Marina Cavechia e Bobson Melo. Iracema, de Giovana Lima, e 313, que tem a frente o mixologista Vítor Moretti, são os dois bares convidados de 2023.
O restaurante Mocotó, de Rodrigo Oliveira — um dos mais premiados chefs do país e participante da nova temporada do Masterchef, esteve apenas nesse primeiro fim de semana, enquanto Aizomê, de Telma Shiraishi, estará no próximo, de sexta a domingo. O Taste Festival é apresentado pelo Santander e realizado pela empresa IMM.