10 de novembro de 2024 12:17

Comerciantes do DF estimam aumento de até 19% nas vendas de ovos de Páscoa

Sindivarejista espera que o gasto médio com chocolates suba de R$ 112 para R$ 117 neste ano em relação a 2022. Os consumidores já movimentam as seções de ovos dos supermercados, mas não querem gastar muito


 

 

A um mês da Páscoa, o período de presentear os familiares, crianças e amigos com ovos de chocolate começou a movimentar o comércio e clientes. Comerciantes estimam um crescimento entre 16% e 19% nas vendas de ovos e chocolates para este ano, em relação ao ano passado. Em 2022, as vendas aumentaram 10,6% na comparação com o ano anterior.

Elemento tradicional na celebração da Páscoa, o ovo chocolate representa a vida e o renascimento para os cristãos. A professora de artes Janaína Menezes, 45, faz questão de manter a tradição e foi com a família a um atacadão para fazer as compras. Junto das filhas Rafaela, 7, Antonella, 4, e do pai Agilson Almeida, 72, ela comenta que o ovo da Páscoa ainda simboliza o amor em forma de presente. “A gente gosta de presentear os pequenos, como as minhas filhas e duas sobrinhas. Por isso que pegamos poucos ovos, porque fazemos uma torta ou um doce para economizar”, explica a moradora da Asa Sul.

 

 

 

 

Janaína confessa que as crianças não entendem a importância da economia e costumam pedir ovos que têm brinquedos dentro, que costumam ser mais caros, acima de R$ 80. Para amenizar a conta final, ela prefere comprar algumas barras de chocolate. “Mas tem que ter um ovo de Páscoa para cada um por causa do simbolismo,” diz a professora.

Com ovos de R$ 37,99 a R$ 119,99, a motorista Marilene da Chagas, 39, está mais animada este ano para adquirir os produtos. Ela conta que em 2022 não comprou nenhum ovo por conta dos altos preços. “Não tenho filho, mas posso comprar dois ovos para os meus sobrinhos este ano, porque é simbólico e acho importante para unir a família”, opina.

Salário na conta 

Segundo o presidente da Sindivarejista, Sebastião Abritta, as lojas de maior fluxo de consumidores como os supermercados podem vender 3% mais do que as especializadas em chocolate. “O domingo de Páscoa, este ano, será em 9 de abril, quando todos deverão ter recebido o pagamento do salário, o que é um fator positivo para o consumo”, declara.

O sindicato estima que o gasto médio com ovos de Páscoa deverá subir de R$ 112 em 2022 para R$ 117 neste ano. As vendas pela internet podem experimentar alta de 57% contra 52% de 2022. Para Abritta, os cartões de crédito e débito poderão representar o pagamento de 61% das compras. “Milhares de adultos, crianças e adolescentes são fascinados por chocolate”, justifica o presidente do Sindivarejista-DF.

A Páscoa é uma prioridade para a chefe de cozinha da Embaixada da Suíça, Cristiane Lima, 43, que foi às compras no atacadão. Ela brinca que vão distribuir aos funcionários chocolates de origem do país europeu, mas ela não deve fazer o mesmo em casa. “Vou tentar economizar, ver um ovo de qualidade mas com um preço melhor, mais em conta”, diz.

Neste ano, Cristiane não pretende vender ovos artesanais, como fez em anos anteriores, devido a falta de tempo no trabalho, porém entende que o produto é uma maneira de demonstrar carinho e amor por outra pessoa. “Os preços estão altos, mas vou comprar um ovo para o meu filho e fazer um esforço no orçamento”, conclui.

O simbolismo ultrapassa o lado financeiro, na opinião do gerente de caixas do supermercado, Fernando Lacerda. “Estamos fazendo muitas promoções, com vários tipos de preços, variedade de ovos e com valores acessíveis, mas o principal é a união entre as pessoas, reunir a família e fazer uma confraternização,” avalia.

O economista William Baghdassarian cita que o chocolate é cotado em dólar, com possibilidade de muitas variações no valor. Outra pressão sobre o valor do produto é da inflação que fez com que muitas empresas diminuíssem o tamanho dos ovos para manter o preço. A grande demanda por chocolate nesta época do ano também ajuda a encarecer o produto. “O ovo vai ser mais caro porque traz a coisa lúdica da Páscoa. Se a pessoa quiser celebrar com a barra de chocolate, por mais que a gente oriente pelo ponto de vista financeiro, se perde uma conexão emocional”, avalia Willian.

Segundo o especialista, pessoas com poucos recursos econômicos podem aproveitar a data para resgatar o simbolismo da celebração e compartilhar o alimento em família. William acredita que houve uma banalização da data religiosa, porque as crianças ganham vários ovos e o significado foi sendo perdido. “Há a experiência da família em fazer o ovo de Páscoa, mas sempre tendo claro que ser mais caro do que o peso de uma barra. O mais importante é a família não se endividar por causa disso”, aconselha.

O hábito de comprar uma barra de chocolate, sugerido por William, é o que deve impulsionar as vendas dos produtos de Páscoa de 10% a 15% nos atacados em relação à mesma época de 2022. “Têm sido feitas várias embalagens com quatro bombons para dar de presente. Como o ovo está muito caro, o consumo de chocolate dessa forma, com barras de chocolate, está aumentando”, explica Álvaro Júnior, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista-DF).

Segundo a entidade, nesta época do ano, o DF tem um consumo de chocolate parecido com o resto do país, de 40%. “O comportamento é igual em Brasília para o período, mas com o detalhe de que o ovo de Páscoa 70% serão vendidos nos últimos dez dias da data oficial”, complementa Álvaro.

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