Este ano houve alta de 18% nas vendas em comparação ao último Natal, que registrou o montante de R$ 699 mi. Televisores, vestuário e brinquedos foram os produtos campeões. Varejistas agora estão de olho no movimento de réveillon
As compras de Natal de 2022 injetaram R$ 825 milhões na economia do Distrito Federal, gerando um aumento de cerca de 18% com relação ao mesmo período de 2021, quando foram inseridos no comércio do DF um valor de R$ 699 milhões. Os dados são do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista). Os produtos mais vendidos foram televisores, roupas, calçados e brinquedos. Agora, começa a temporada de trocas de presentes e o foco nas vendas para o réveillon.
Levantamento do Sindivarejista-DF revela também que as vendas de televisores para a Copa do Mundo impulsionaram o faturamento de 30 mil lojas de rua e de shoppings neste fim de ano. De acordo com o vice-presidente do sindicato, Geraldo de Araújo, o gasto médio subiu de R$ 295 para R$ 320. Os cartões de crédito responderam, no Natal de 2021, por 61% do pagamento de despesas. Neste ano, o percentual foi para 78%, “porque muitos consumidores precisavam de mais prazo para pagar as compras”.
O alto poder aquisitivo de parte da população também contribuiu para o resultado positivo das vendas natalinas, assim como a alta observada na quantia que circulou na economia por conta do décimo-terceiro salário. Em 2022, o valor proveniente da gratificação de fim de ano recebida pelos trabalhadores foi de R$ 8,5 bilhões. A quantia vem em uma crescente: em 2021, foram R$ 7,2 bilhões, enquanto no ano anterior, no pico da pandemia, foram R$ 6,2 bi. “Um dos melhores Natais dos últimos anos”, avaliou o vice-presidente do Sindivarejista, Geraldo de Araújo.
A partir desta segunda-feira (26/12), começará a temporada de trocas de mercadorias no comércio. Para evitar dores de cabeça, os empresários recomendam que o consumidor leve a nota fiscal comprovando a compra. “Levar o produto com etiqueta também facilita a efetivação da troca”, aconselha Geraldo de Araújo. Também nesta segunda-feira começa a venda de roupas para a última noite do ano. Peças nas cores branca e amarela são, tradicionalmente, as mais vendidas para o réveillon.
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“A expectativa nesta semana pós-Natal é muito boa para o comércio. O réveillon está chegando e todo mundo quer estar de roupa nova. A moda espera que o branco vai ser muito usado, mas estamos esperando a saída de muita roupa dourada e prateada, com muito brilho, além da cor verde”, analisou a empresária Cristiane Moura. Ela explica, ainda, que as viagens de fim de ano também tendem a aquecer o comércio varejista do vestuário. “O comércio vai ser bem movimentado nesta semana”, completou a empreendedora.