Programação começou pela manhã, com missa das crianças. À noite, público acendeu velas e saiu em procissão pela Esplanada dos Ministérios.
/
/
Fiéis se reuniram, nesta quarta-feira (12), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para celebrar a Festa da Padroeira do Brasil e de Brasília, Nossa Senhora Aparecida. A programação começou ainda pela manhã, às 9h, e terminou às 18h30, dando início à procissão, que estava suspensa há dois anos, devido à pandemia de Covid-19.
Antes da programação oficial começar, um grupo de 110 pessoas saiu de Sobradinho, ainda de madrugada. Eles percorreram 26 quilômetros até a Catedral de Brasília para participar das homenagens.
Na Esplanada, também em comemoração ao Dia das Crianças, uma missa para o público infantil foi celebrada para dar início à programação. Ao longo do dia, fé, cantos e devoção marcaram as homenagens à Padroeira de Brasília.
/
/
/
Tradição
A primeira história de fé associada à Nossa Senhora Aparecida no Brasil data do encontro da imagem por três pescadores, em 1717, nas águas do rio Paraíba do Sul, em São Paulo.
O primeiro milagre foi a pesca farta depois que as redes resgataram do rio as duas partes da imagem quebrada. A história da multiplicação dos peixes se espalhou e, nos anos seguintes, outras histórias ajudaram a confirmar a fama de santa milagrosa.
Nesta época, apesar dos olhos de todo país estarem voltados para o Santuário de Aparecida – local onde é exibida a imagem original – a capital federal também protagoniza e comemora a data relacionada à padroeira.