23 de novembro de 2024 05:55

Para os amantes da nostalgia do cinema, palestra no CCBB

Palestra online “O passado, a ilusão e o sentido: a nostalgia do cinema de Terry Gilliam”

 


 

 

A mostra Terry Gilliam – o onírico anarquista vai ganhar a palestra “O passado, a ilusão e o sentido: a nostalgia do cinema de Terry Gilliam”, com a professora Laura Loguercio Cánepano. A ação online acontece neste sábado (2 de abril), de 15 às 17 horas, com inscrições gratuitas em sympla.com.br/produtor/blgentretenimento

Os filmes de Terry Gilliam parecem existir em um mundo de fantasia particular, alimentado por algumas obsessões como o apreço pelos seres mitológicos, por tropos do mundo medieval e pela figura literária de Dom Quixote. Desde a busca pelo Cálice Sagrado até O Homem Que Matou Dom Quixote, o cineasta perseguiu uma visão singular e intransigente que o levou a batalhas lendárias contra gigantes representados por financiadores, mas também pelo próprio destino, que nem sempre foi generoso com seus projetos.

O objetivo da palestra “A nostalgia no cinema de Terry Gilliam” será observar o teor nostálgico de certas obsessões apontadas no cinema de Gilliam. Desejamos sugerir que essa nostalgia busca recuperar certa ilusão de conforto, felicidade e plenitude atribuída pelo diretor a um passado (pessoal, familiar, histórico) no qual o mundo, mesmo quando retorcido por suas lentes surrealistas,ainda não havia perdido o sentido.

Com entrada franca, a mostra “Terry Gilliam – O onírico anarquista” segue em cartaz no Cine CCBB Brasília até 17 de abril. Trata-se da mais abrangente retrospectiva realizada no Brasil sobre o diretor, ator e animador americano naturalizado inglês, e que integrou o importante grupo de humor Monty Python. A curadoria é do diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema Eduardo Reginato, e do cineasta e editor Christian Caselli.

Serviço

 

Palestra online “O passado, a ilusão e o sentido: a nostalgia do cinema de Terry Gilliam” com a professora Laura Loguercio Cánepano

 

Data: 02 de abril (sábado) às 15 horas

Carga horária: 90 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Evento gratuito

Inscrições pela plataforma:  sympla.com.br/produtor/blgentretenimento

 

 

Por que é tão difícil adaptar a história de "Dom Quixote" para o cinema? - 29/05/2019 - UOL Entretenimento

 

 

Laura Loguercio Cánepa é Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. É Doutora em Multimeios pelo IAR-Unicamp (2008), Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2002) e graduada em Jornalismo pela FABICO-UFRGS (1996). Concluiu, em 2014, Pós-Doutorado no Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA-USP. Em 2019, foi pesquisadora visitante na School of Languages, Cultures and Societies da Universidade de Leeds, no Reino Unido. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). É editora executiva da Insólita – Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário.

 

Programação on-line: blgentretenimento.com.br/terrygilliamdf

Data: Até 17 de abril

Classificação indicativa: Confira na programação da mostra em bb.com.br/cultura

Entrada franca

Ingressos: Os ingressos gratuitos serão disponibilizados no app ou site da Eventim no dia da sessão, a partir das 9 horas.

Até 2 (dois) ingressos por CPF.

Lotação: 70 lugares

Informações: (61) 3108-7600 ou pelo e-mail ccbbdf@bb.com.br 

 

 




 

O site Achei No Sudoeste é um guia comercial com notícias e informações sobre o bairro. Nosso foco é divulgar e facilitar a população em geral sobre a pluralidade de segmentos existentes. O Setor Sudoeste possui um comércio bem misto e interessante que muitas vezes não está à vista de quem circula pelas quadras e avenidas.

Copyright © 2024 - Achei no Sudoeste