22 de novembro de 2024 23:39

Brasília terá o maior passeio ciclístico do centro-oeste

A cidade será palco do Brasília Bike Camp, evento gratuito que oferecerá palestras educativas, turismo e o maior passeio ciclístico do Brasil

 


 

Que Brasília é conhecida internacionalmente como uma umas das cidades brasileiras com maior número de motocicletas do País isso é uma constatação. Mas a sede dos Três Poderes é também a capital de outro meio de transporte de duas rodas e que não polui a atmosfera: a bicicleta, a bike ou camelo – termo este que o próprio Renato Russo (Legião Urbana) cunhou em um dos versos da letra imortalizada de “Eduardo e Mônica”.

E, para consolidar ainda mais essa vocação, a capital de todos os brasileiros será palco da maior festa do ciclismo nacional já realizada no País. E o que é melhor: de graça. Trata-se do Brasília Bike Camp, um evento que realizará diversas atividades e presenteará a cidade projetada pelo gênio da arquitetura Oscar Niemeyer pelo seu 62º aniversário.

Tendo como sede o Parque de Exposição da Granja do Torto, o Brasília Bike Camp terá uma novidade em relação a outros eventos da modalidade: o modelo Camp. Os atletas e participantes poderão ter a experiência de permanecerem acampados no local das atividades com toda infraestrutura possível.

Será na Granja do Torto a concentração e largada do maior passeio ciclístico do Brasil. São esperados 50 mil ciclistas de diversas partes do Distrito Federal. Eles vão fazer o percurso até a Esplanada dos Ministérios, totalizando pouco mais de 15km.

Mas não para por aí. A programação conta também com ciclos de palestras educativas nas áreas de mobilidade urbana, turismo, educação de trânsito, gincanas, shows, praça de alimentação e feira de produtos esportivos. Além de provas competitivas, como as de expressão nacional na modalidade BMX, Cross Country, XCO, XCM e Enduro/“All mountain”, haverá modalidades recreativas.

 

 

BikeCampVsfinal (2).jpg

 

Cadeia Produtiva

 

A escolha da cidade para receber um evento dessa grandeza não foi por acaso. Dona de uma malha cicloviária com 553,95km, a cidade é quarta maior consumidora de bicicletas do Brasil. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Brasília se destaca no cenário brasileiro como a capital dos atletas, onde 27% da população se dedica a algum tipo, como o Ciclismo, que está entre as modalidades esportivas preferidas do brasiliense.
Um evento com essa proporção promove não somente o incentivo ao esporte e práticas de hábitos saldáveis, mas, também, desperta um processo de integração social entre todos os usuários e participantes, seja profissional, amador ou recreativo, gerando fomento em toda a cadeia produtiva do comércio e do turismo local.

Para isso, o Brasília Bike Camp tem em suas premissas de responsabilidade fomentar e promover o ciclismo em todas as suas funcionalidades, criando dentro do evento ações e debates com órgãos e entidades públicas, oferecendo ciclo de palestras sobre o ciclismo e seus aspectos funcionais, esportivos e sociais, clínicas esportivas com ciclistas renomados, lançamento do prêmio Brasília Ciclocriativa, roteiros e experiências, entre outros.

Empregos

 

O Brasília Bike Camp será um case nacional inclusivo, pois promoverá a reunião de todas as pessoas que estiverem interessadas em brincar, se divertir, competir e até mesmo trabalhar. O projeto vai capacitar 20 portadores de deficiência para trabalharem diretamente no atendimento e produção do evento.

A organização do evento espera gerar 1.320 empregos diretos e indiretos e um público atendido de mais de 45 mil pessoas.
Então, o que está esperando? Faça logo a sua inscrição.

 

Serviço:

 

  • Nome do Evento: Brasília Bike CAMP
  • Modalidade: Esportivo / Recreativo
  • Local de Realização: Parque Granja do Torto
  • Data Programada: De 21 a 24 de abril
  • Realização: MK Entretenimento
  • www.brasiliabikecamp.com.br
  • Mais informações no nosso canal no YouTube

O site Achei No Sudoeste é um guia comercial com notícias e informações sobre o bairro. Nosso foco é divulgar e facilitar a população em geral sobre a pluralidade de segmentos existentes. O Setor Sudoeste possui um comércio bem misto e interessante que muitas vezes não está à vista de quem circula pelas quadras e avenidas.

Copyright © 2024 - Achei no Sudoeste