20 de setembro de 2024 16:37

A importância de se manter em dia a carteira de vacinação.

Quando a cobertura vacinal fica abaixo da meta, as doenças podem voltar a acometer a população. Caso recente é o sarampo.


Além das vacinas contra covid-19 e influenza, diversas outras fazem parte do calendário nacional de imunização e estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBSs). A enfermeira da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde (SES) Fernanda Ledes, lembra que todas as vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, devem ser aplicadas de acordo com as faixas etárias, esquemas e doses determinados para garantir a proteção. “A vacina é uma medida preventiva, e não curativa”, alerta. “Devemos nos vacinar justamente para que as doenças não circulem entre nós”.

Quando a cobertura vacinal fica abaixo da meta, as doenças podem voltar a acometer a população. “Um caso recente é o sarampo, que já havia sido eliminado do Brasil em 2016, mas, em decorrência das baixas coberturas vacinais, voltou a causar surtos pelo país desde 2018”, lembra Fernanda.

O site Achei No Sudoeste é um guia comercial com notícias e informações sobre o bairro. Nosso foco é divulgar e facilitar a população em geral sobre a pluralidade de segmentos existentes. O Setor Sudoeste possui um comércio bem misto e interessante que muitas vezes não está à vista de quem circula pelas quadras e avenidas.

Copyright © 2024 - Achei no Sudoeste