Representante da Nasa, Steve Stich, fez declaração e destacou cuidados especiais no retorno
/
/
/
/
/
O representante comercial da Nasa, Steve Stich, afirmou, nesta terça-feira (18), que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams devem reencontrar suas famílias em até dois dias. Eles passaram nove meses presos no espaço antes de voltarem à Terra.
/
/
“O pouso bem-sucedido entrará para os livros de história”, disse Steve Stich. “Não poderia estar mais orgulhoso.”
/
/

/
/
/
Stich também destacou que, após tanto tempo no espaço, Butch e Suni precisarão adotar alguns cuidados especiais.
/
/
/

/
/
/
“Os músculos precisam voltar a funcionar e eles terão que reaprender as habilidades. Exercícios físicos serão foco nas próximas semanas”, destacou Stich.
Apesar das precauções para evitar problemas, os astronautas costumam apresentar certa fragilidade ao retornarem à Terra. O período em microgravidade pode causar mudanças físicas e psicológicas significativas.
A tripulação deveria permanecer na Estação Espacial Internacional por apenas oito dias após decolar da Terra em 5 de junho de 2024. Eles estavam testando a Starliner, nave da Boeing projetada para transportar astronautas ao espaço. No entanto, após a atracação na Estação, a Starliner apresentou grandes problemas, e a decisão foi manter Butch e Suni em órbita por segurança.
/
/
Trump espera astronautas no Salão Oval
/
O presidente Donald Trump disse, nesta terça-feira, que espera receber Butch Wilmore e Suni Williams no Salão Oval quando eles “melhorarem”.
“Sabe, quando você está lá em cima e não tem força muscular, não tem gravidade, você consegue levantar 455 kg assim”, disse o presidente dos EUA. “Eles têm que melhorar, eles têm que melhorar. Vai ser um pouco difícil para eles. Não é fácil. Eles ficaram lá em cima por muito tempo, e quando o fizerem, eles virão para o Salão Oval.”
/
/
Elon Musk culpa Biden
/
O bilionário Elon Musk, dono da SpaceX, parabenizou o resgate dos astronautas.
“Graças ao excelente trabalho da equipe da SpaceX trabalhando com a NASA, os astronautas agora estão em casa com segurança. E então parabéns às equipes da SpaceX NASA pelo excelente trabalho”, disse Musk.
O empresário já havia afirmado em fevereiro que a responsabilidade pelo longo tempo de espera era do presidente Joe Biden.
“Eles foram deixados lá por razões políticas, o que não é bom”, afirmou na ocasião. “Ele ia deixá-los no espaço. Acho que ele ia deixá-los no espaço… Ele não queria publicidade.”
/
/
/
/