As tecnologias estão evoluindo cada vez mais para ajudar a população. Porém, as ferramentas não são utilizadas por pessoas com boas intenções. Por isso, os bancos alertam os seus clientes com conta-corrente e conta poupança.
Com o alerta, as instituições financeiras comunicaram sobre golpes cibernéticos que são realizados através de ligações, onde os bandidos se passam por agentes financeiros e pedem a solicitação de um software no aparelho smartphone da vítima.
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre golpes em idosos, confira.
Sinais de golpes em contas-corrente e poupanças
- Ligações: instituições financeiras legítimas não costumam fazer esse tipo de solicitação por ligação e nem pedem para instalar software no seu celular. Se isso acontecer, pode ter certeza que é golpe;
- Desespero e imediatismo: os criminosos sempre falam que a situação é urgente e que os problemas são graves para distrair o cliente, que fica assustado e acaba agindo sem pensar;
- Mensagens com links: se receber links por WhatsApp, SMS ou e-mail, não clique neles. Esses links podem baixar um software malicioso no seu telefone;
- Confirmação de dados pessoais: não ofereça seus documentos, números e senhas de contas, assim como os códigos de segurança por telefone ou mensagem.
Como não cair em golpes da conta-corrente ou poupança
- Verifique a identidade com um canal oficial do banco antes de passar as suas informações. Sempre desconfie de ligações com serviços não solicitados;
- Não baixe aplicativos ou programas enviados com o link por mensagem;
- Tenha um aplicativo de antivírus que garanta a segurança do seu aparelho celular;
- Não clique em links suspeitos.
Golpes bancários mais comuns contra idosos são revelados
- Falsa central telefônica: golpistas fingem ser do banco e pedem dados e senhas pessoais;
- Falso empréstimo consignado: oferecem empréstimos e solicitam pagamento antecipado para liberar o valor;
- Falso presente de aniversário: entregam presentes falsos e cobram taxas com maquininhas adulteradas que roubam dados do cartão;
- Ajuda suspeita em caixas eletrônicos: oferecem ajuda para saques e podem roubar senhas e cartões;
- Vendas falsas online: fraudes em sites e redes sociais;
- WhatsApp clonado: tentam obter o código de verificação para clonar a conta, fingindo ser o atendimento ao cliente.