Em uma tentativa de seguir como o TikTok e até os Reels do Instagram, o YouTube também entrou na onda dos vídeos curtos há algum tempo, mas parece estar se distanciando aos poucos desse padrão ao revelar em seu blog oficial que Shorts passarão a ter até 3 minutos de duração.
A postagem divulgada explica que a mudança começará a valer a partir do dia 15 de outubro, então criadores de conteúdo e interessados poderão enviar Shorts com duração de até 3 minutos para a plataforma. Essa mudança visa trazer mais tempo de conteúdo para os usuários que consomem essa modalidade de vídeo, que tem sido favorita dos criadores.
O YouTube destaca que esse aumento tem sido algo solicitado por bastante tempo por quem costuma produzir vídeos para a plataforma, além de que a mudança no tempo de vídeo não afetará nenhum outro que o usuário tenha enviado antes do prazo. A empresa promete também promete melhorar as recomendações para Shorts mais longos em breve.
Além de aumentar a duração dos vídeos curtos, o YouTube também está trazendo melhorias significativas para quem gosta de criar vídeos por meio dos modelos pré-prontos que podem ser facilmente recriados com um único clique.
Outra novidade interessante é a possibilidade de acessar conteúdo do YouTube por meio da câmera do seu Shorts, o que facilita o uso de remix de clipes de vídeos favoritos, videoclipes e outros nos próximos meses. Há também a promessa de que o Veo, o principal modelo do Google DeppMind, chegará para o YouTube Shorts para auxiliar na criação de vídeos.
A plataforma diz que o Shorts ganhará uma nova página de tendências no celular e que também haverá um recurso que mostra uma prévia de comentários sobre os shorts antes mesmo de entrar na seção.