Técnicos do governo federal conheceram de perto os projetos voltados à promoção do bem-estar dos servidores distritais
Nesta terça-feira (1º), a equipe técnica do Ministério do Meio Ambiente realizou uma visita à Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia (Seec-DF), para conhecer os projetos de qualidade de vida no trabalho (QVT) direcionados aos servidores públicos.
Durante o encontro, a subsecretária de Valorização do Servidor, Tânia Monteiro, apresentou um vídeo institucional destacando as ações implementadas que já se tornaram referência no Distrito Federal. “Os programas e ações são fundamentados no decreto n° 42.375, de 9 de agosto de 2021, que define os princípios e diretrizes para a concepção, implantação e promoção de políticas e programas de qualidade de vida no trabalho, estruturados em cinco eixos: Saúde e Bem-Estar, Profissional, Estrutura, Estima e Pessoal. Esses pilares têm como objetivo aprimorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos servidores, garantindo um ambiente mais saudável e produtivo”, explicou a gestora.
A comitiva também visitou o Espaço Qualidade de Vida, localizado no 16º andar do Anexo do Palácio do Buriti, um ambiente de 1.300 m² projetado para promover o bem-estar dos servidores. O espaço conta com diversas instalações, incluindo refeitório, sala de jogos, sala de estudo, sala de descompressão e leitura, sala de meditação, sala de inovação e atendimento multidisciplinar em saúde. Com uma média de 7 mil usuários mensais, o local é um exemplo de como proporcionar qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Chefe do Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho do Ministério, Stella Machado destacou a importância da visita: “Foi uma oportunidade valiosa para troca de ideias e para nos inspirarmos nas práticas do GDF, especialmente na área de saúde mental, física e bem-estar, que pretendemos implementar com o apoio das consultorias do governo distrital, por meio de um futuro termo de cooperação entre as duas esferas”.
Para o secretário-executivo da Sequali, Epitácio Júnior, a visita confirma que os esforços do GDF estão no caminho certo. “É gratificante ver que essas práticas estão sendo adotadas por outros órgãos e níveis de governo. No final, quem ganha são os servidores, que passam a trabalhar de forma mais feliz e produtiva”, ressaltou.
*Com informações Agência Brasília