Um modo mais avançado de conversa por voz está chegando ao ChatGPT. A novidade permite interagir com áudios gerados pelo novo modelo de IA GPT-4o e será liberada pela OpenAI primeiro para usuários pagos selecionados.
Segundo a empresa, a ferramenta conta por enquanto com quatro vozes criadas em parceria com atores profissionais. Confira como funciona e o que muda.
O que sabemos sobre o modo avançado de conversa do ChatGPT
- O modo avançado de conversa foi apresentado pela primeira vez ao público em maio, durante um evento para desenvolvedores da OpenAI;
- Na ocasião, a empresa destacou como a função pode gerar respostas em áudio, quase como uma conversa normal entre duas pessoas;
- A tecnologia promete mudar o tom da interação de acordo com mudanças na voz do usuário, quando mostrar felicidade ou tristeza, por exemplo;
- Como dito antes, quatro vozes nomeadas como Juniper, Breeze, Cove e Ember estarão disponíveis no lançamento.
Vale mencionar que o ChatGPT não conseguirá clonar vozes de outras pessoas. A OpenAI inclusive mencionou que tentativas de gerar vozes não autorizadas serãp bloqueadas automaticamente. Filtros contra uso de conteúdo protegido também foram adicionados.
Quem for selecionado para experimentar o novo recurso em primeira mão, receberá uma notificação no aplicativo do ChatGPT e instruções via e-mail de como ativar e usar a função.
A OpenAI informou que, desde maio, o modo avançado de conversa do ChatGPT também foi testado em 45 idiomas por mais de 100 usuários externos. Vale lembrar que a demonstração da ferramenta ficou marcada pela controvérsia de usar uma voz muito parecida com a da atriz Scarlett Johansson, já removida pela empresa.
Quando o modo avançado de conversa do ChatGPT será lançado?
O recurso chega primeiro para um pequeno grupo selecionado de assinantes do ChatGPT Plus.
Os demais devem receber o modo avançado de conversa até o fim de 2024.