Uber estourou cofres em bilhões para obter rival
O ano era 2020, mais precisamente em dezembro daquele ano, quando a Uber gastou uma verdadeira fortuna para obter uma forte rival do segmento de delivery e aniquilar de vez com a concorrência do segmento em país.
Estamos falando da Postmates, empresa que atua no ramo de entrega de refeições, bem similar ao Uber Eats, o que fazia concorrência direta com a plataforma nos EUA. De acordo com o portal Exame a Uber anunciou no dia 01 de dezembro de 2020, a respeito da conclusão da aquisição da empresa.
O negócio deu inicio em julho daquele ano e foi divulgado que a Uber desembolsou nada menos que 2,6 bilhões de dólares pelas ações da concorrente.
Outro patamar
Com essa fusão, as empresas criaram a segunda maior plataforma de entregas dos EUA, atrás apenas da DoorDash.
Mesmo assim, a Postmates continuou operando, ainda que inicialmente, como uma marca separada.
/
/
/
/
Se não tem tu, vai com tu mesmo … Vale dizer que a Uber e Postmates iniciaram negociações há anos. Segundo o portal Bloomberg, as companhias mostraram interesse na fusão após a Uber não conseguir comprar a GrubHub, adquirida pela Just Eat Takeaway por 7,3 bilhões de dólares.
A Postmates, que tem forte presença em Los Angeles e na região sudoeste dos EUA, surgiu como uma alternativa. Uma pesquisa realizada ainda em abril de 2020, pela consultoria americana Edison Trends, apontava que a DoorDash era responsável por 46,5% do mercado de delivery de refeições nos EUA. O Eats aparecia em segundo lugar com 25,7%. GrubHub estava na terceira posição com uma fatia de 22,8%.
/
/
/
/
Crescimento em cenário conturbado Vale dizer que a Postmates foi pioneira na entrega como serviço, o que complementa os crescentes esforços da Uber na entrega de mantimentos, itens essenciais e outros bens.
Fato esse que representou um papel fundamental, ainda mais durante a pandemia da Covid-19. Inclusive, vale dizer que a pandemia da Covid-19. Inclusive, vale dizer que a pandemia foi um fator determinante para o negócio na ocasião.
Com a quarentena, o faturamento da Uber sofreu uma queda considerável, principalmente em relação ao seu serviço de transporte de passageiros.
Os resultados do terceiro trimestre de 2020 apontavam uma queda de 18% na receita, com 14,7 bilhões de dólares e prejuízo de 1,1 bilhões de dólares no período.
De acordo com declarações feitas pela Uber na época, com a Postmates e Uber Eats juntos seria possível oferecer mais ferramentas e tecnologia para se conectar de maneira mais fácil e econômica a uma base maior de consumidores.
O Uber Eats, por sua vez, está em constante crescimento, que se destacou durante a crise de covid-19 que assolou o planeta. O serviço de entrega de refeições registrou aumento de 125% em sua receita entre o terceiro trimestre de 2020 e o mesmo período do ano de 2019. A receita bruta ficou em 8,5 bilhões de dólares.
Qual a última parceria da Eats atualmente? E a Eats continuou inovando! De acordo com o portal Mundo Geo, em 2023, a Uber Technologies juntamente com a Serve Robotics revelaram um acordo que previa a implantação de 2 mil robôs móveis autônomos de delivery sob a bandeira da Uber Eats em vários mercados dos Estados Unidos.
De acordo com a Serve, a utilização de robôs de entrega tem o potencial de reduzir o congestionamento do tráfego e a poluição do ar, além de melhorar a eficiência da entrega de última milha e oferecer aos clientes e comerciantes uma experiência de entrega nova e inovadora.
Vale destacar que o serviço da Uber Eats deixou de existir no Brasil, em março de 2023, para entrega de refeições de restaurantes, porém o app ainda oferece serviços de compras em mercado, bebidas e farmácias.
/
/