20 de setembro de 2024 11:22

Brasília é a cidade com mais inscritos no ‘Enem dos Concursos’; são mais de 220 mil candidatos

 

 


/
/
/

Brasília é a cidade com mais inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”. Entre 2,1 milhões de inscrições confirmadas, 220.442 são de moradores do Distrito Federal.

No próximo dia 5 de maio, o grupo vai disputar 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. Mas por que o brasiliense está no “topo da lista” de quem busca ingressar no mundo do trabalho por meio de um concurso público?

O alto número de inscritos é justificado por Brasília ser tradicionalmente um polo de concursos públicos, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

/

“A maior parte das vagas é no Distrito Federal e já esperávamos que tivesse esse efeito”, diz a ministra Esther Dweck

/

A ideia de ser a “capital dos concursos públicos” é reforçada pelo diretor do IMP Concursos, Antonio Geraldo. “Provavelmente, por ser a capital dos concursos e ter a tradição de preparação. Mas o número de vagas para Brasília também é expressivo”, diz ele.

Das 6.640 vagas, 2.027 estão previstas exclusivamente para o Distrito Federal. Quem está tentando uma delas vagas é o engenheiro civil Marcos Heberth Soares, de 32 anos.

Para o morador do Sol Nascente, acostumado a estudar para concursos há cinco anos, o novo modelo de prova traz dois grandes benefícios:

/

  • Um exame para várias vagas
  • A garantia de que os candidatos vão assumir apenas um cargo

/

Aprovado em quatro concursos, ele diz que a principal dificuldade do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que ele considera ser comum para a maioria dos concurseiros que vão tentar o exame, é que os editais são mais extensos e têm uma maior quantidade de matérias novas.

/

“Tem muitos conteúdos que não tive contato anteriormente, e para assimilar um conteúdo demanda tempo. […] Nesse novo modelo boa parte dos conteúdos são novos para mim, bem como para a maioria dos concurseiros. Não há muitos parâmetros para saber o que mais é cobrado, o que me leva a ter que me dedicar a todos os tópicos do edital”, diz o concurseiro.

/

Marcos Heberth optou pelo bloco temático 1 do concurso, focado nas áreas de Infraestrutura, Exatas e Engenharias. Ele destaca que entre as 14 possibilidades que vai disputar, por ter formação em Engenharia Civil, quer tomar posse de uma das três opções:

/

  • Especialista em Regulação de Serviço de Energia – ANEL (Agência Nacional de Energia elétrica)
  • Analista de Infraestrutura do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos
  • Engenheiro Civil da advocacia Geral da União AGU

/

Determinação, foco e esforço são os três segredos da tatuadora Paula de Sousa Seixas, de 31 anos, que estuda há dois anos para concursos. A moradora da Asa Sul diz que, mesmo com nível superior na área de Artes Visuais, optou pela escolha do bloco temático 8 – nível intermediário – que cobra o nível médio e conhecimentos não tão específicos como os outros 7 blocos temáticos.

/

“Os blocos 1 a 7 cobram temas específicos de cada área, e eu achei bem diferente. Na verdade, foi completamente diferente do que eu estava imaginando que seria. […] Optei pelo bloco 8, porque a quantidade de matérias que eu teria que aprender [se escolhesse outro] era muito maior”, diz Paula.

/

Além de estar na cidade com o maior número de inscritos, Paula também está no bloco com mais inscrições: o bloco 8 conta com 701.029 pessoas inscritas, 33% do total. No entanto, ela segue acreditando e se esforçando para a aprovação.

“Poderia ter começado aos 18 anos, meus pais sempre falaram para estudar para concurso, mas nunca é tarde”, afirma a tatuadora. Para ela, porém, o concurso público nunca foi um sonho.

Ela conta que apenas depois de entrar no mercado de trabalho, no ramo de tatuagens, começou a perceber a importância de ter estabilidade financeira. Foi esse o fator determinante para a escolha do funcionalismo público.

/

Dicas

/

O diretor do IMP Concursos, Antonio Geraldo, dá três dicas para facilitar os estudos:

/

  • Fazer a associação entre os conteúdos das diferentes disciplinas, percebendo a transversalidade deles e a interdisciplinaridade. Fazer um estudo multidisciplinar é fundamental;
  • Seguir com um tripé processual bem definido: primeiro, estudo do conteúdo, depois, treinamento com questões da Cesgranrio – que é a banca responsável pelo concurso – e, então, revisão do conteúdo;
  • Repetir o processo até que o número acertos esteja bom e que o candidato esteja fluindo no conteúdo.

/

O IMP Concursos também preparou um simulado online gratuito focado no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A prova já conta com mais de 10 mil inscritos e, ao final, o resultado mostra a classificação do candidato. O simulado será no próximo domingo (3).

/

Cronograma para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)

/

De acordo com o cronograma, o próximo passo é a divulgação dos cartões de confirmação:

/

  • 📆 29/04: Divulgação dos cartões de confirmação
  • 📆 05/05: Aplicação das provas
  • 📆 03/06: Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação
  • 📆 30/07: Divulgação final dos resultados
  • 📆 05/08: Início da convocação para posse e cursos de formação4

/

/

/

/

 

O site Achei No Sudoeste é um guia comercial com notícias e informações sobre o bairro. Nosso foco é divulgar e facilitar a população em geral sobre a pluralidade de segmentos existentes. O Setor Sudoeste possui um comércio bem misto e interessante que muitas vezes não está à vista de quem circula pelas quadras e avenidas.

Copyright © 2024 - Achei no Sudoeste