No entanto, saiba que é possível comemorar, comer e beber de maneira moderada e saudável
/
/
No fim do ano, são inevitáveis certos exageros quando o assunto é alimentação, especialmente nas inúmeras confraternizações e nas ceias de Natal e ano-novo. A diversidade de pratos se torna uma verdadeira tentação, e fica difícil não cometer excessos diante de tantas opções. No entanto, saiba que é possível comemorar, comer e beber de maneira moderada e saudável, mantendo ao mesmo tempo a tradição das confraternizações gastronômicas.
A nutricionista Cristiane Campos, da Secretaria de Saúde (SES-DF), lembra que evitar os excessos não significa abrir mão da ceia natalina e das confraternizações. “Tudo é uma questão de equilíbrio e moderação”, sinaliza. “O primeiro passo é reconhecer os alimentos mais calóricos, como a rabanada, a farofa e o pavê, que são ricos em carboidratos, açúcares e gordura”.
O segundo passo é preparar os pratos com opções de condimentos mais saudáveis. Em vez de fritar a rabanada no óleo, sugere Cristiane, pode-se assá-la. Ela também recomenda escolher sobremesas com frutas ou chocolate meio-amargo e substituir a maionese industrializada do salpicão por uma maionese caseira feita com azeite. “Todas essas são opções para tornar a ceia saborosa”, aponta. “Não queremos vilanizar a ceia, mas orientar para escolhas mais saudáveis, evitando assim os excessos”.
/
Já exagerou; e agora?
A nutricionista da SES-DF enfatiza que não existe uma receita milagrosa. O ideal para uma alimentação equilibrada é o consumo moderado dos alimentos. Portanto, alerta ela, não funciona fazer dietas restritivas antes ou após os feriados, práticas conhecidas popularmente como detox, com o intuito de compensar os exageros cometidos durante as festas. O ideal é priorizar bons alimentos.
“O suco detox e os chás não vão remover toda a gordura do corpo, assim como fracionar alimentos ou comer apenas uma refeição no dia”, explica Cristiane. “O recomendado é fazer escolhas saudáveis, evitar alimentos gordurosos, manter uma alimentação saudável, praticar atividade física e garantir uma boa ingestão de água. Assim, é possível corrigir eventuais excessos de forma equilibrada.”
/
Dicas de boa alimentação no fim do ano
/
→ Comer um pouco de tudo, mas em quantidade moderada
→ Alimentar-se bem durante o dia antes da ceia
→ Consumir fontes de fibras para aumentar a saciedade
→ Iniciar a refeição pela salada
→ A cada dois copos de cerveja, beber um copo de água
→ No dia seguinte, caprichar ainda mais na hidratação (com água).
/
Emergência
/
No caso de situações graves, os serviços de saúde do Distrito Federal funcionam 24 horas por dia para atendimentos de urgência e emergência em hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs). O Serviço Móvel de Urgência (Samu) também pode ser acionado pelo número 192.
/
/
*Com informações Agência Brasília