O objetivo da iniciativa é conscientizar sobre os impactos negativos causados por esses artefatos a pessoas com sensibilidade auditiva e animais
A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) lançou, nesta quarta-feira (20/12), a terceira edição da campanha “Diga não aos rojões e fogos de artifício com barulho”. O objetivo da iniciativa é conscientizar sobre os impactos negativos causados por esses artefatos a pessoas com sensibilidade auditiva e animais.
Nos animais, o barulho dos rojões e dos fogos de artifício pode fazer com que eles se machuquem ou sejam atropelados ao tentar fugir do susto. Em caso de pânico, animais domésticos e silvestres podem sofrer parada cardiorrespiratória e morrer. A vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, Ana Paula Vasconcelos, lembra que já existe a Lei Distrital nº 6.647/2020, que define critérios mínimos de segurança dos artefatos, mas as normas são insuficientes.
“Como não foi possível entrar em um consenso e isso ainda é objeto de discussão judicial, o que precisamos agora é que a sociedade se conscientize e entenda que minutos que euforia custam vidas e saúde mental de humanos e não humanos. Orientamos que mantenham seus animais em locais seguros e sob supervisão constante, para evitar tantas tragédias que sempre são noticiadas”, pontua Ana Paula.