23 de novembro de 2024 04:26

HPV: Fiocruz busca voluntárias do DF para pesquisa sobre novo exame

Pesquisa avalia benefícios de novo método de diagnóstico, no qual amostra é recolhida pela paciente. Estratégia pode substituir papanicolau

 

 


 

 

 

O teste é feito pelas próprias pacientes e, caso seja validado, pode substituir os exames papanicolau, facilitando a rotina de cuidados médicos para as mulheres.

Transmitido sobretudo por via sexual, o vírus HPV provoca lesões no aparelho reprodutivo feminino, que podem evoluir para o desenvolvimento do câncer de colo de útero. Terceiro tipo de câncer mais comum entre mulheres, o câncer de colo de útero provoca 16 mil novos diagnósticos a cada ano e seis mil mortes.

/

Pesquisa

/

Qualquer mulher entre 30 e 49 anos, que não esteja gestante nem menstruada no dia da coleta e que ainda não tenha feito nenhuma cirurgia no útero, pode participar como voluntária da pesquisa.

Após assinar termo de consentimento e realizar a higienização das mãos, ela receberá um swab (que parece um cotonete longo) para fazer a coleta de seu material biológico.

A voluntária recolherá a amostra sozinha, diretamente na vagina. Após a coleta, o material será encaminhado para análise para se verificar a presença do vírus HPV.

Se forem encontrados traços do vírus, o material será armazenado para pesquisa e as mulheres serão avisadas. Aquelas com diagnóstico positivo, serão encaminhadas para tratamento no SUS.

O site Achei No Sudoeste é um guia comercial com notícias e informações sobre o bairro. Nosso foco é divulgar e facilitar a população em geral sobre a pluralidade de segmentos existentes. O Setor Sudoeste possui um comércio bem misto e interessante que muitas vezes não está à vista de quem circula pelas quadras e avenidas.

Copyright © 2024 - Achei no Sudoeste