Ação no Parque da Cidade custará R$ 5 milhões. Mais de 1,6 mil pinheiros serão substituídos por 3,1 mil árvores do Cerrado e exóticas
/
/
/
/
/
/
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta segunda-feira (31/7), que substituirá mais de 1,6 mil pinheiros do Parque da Cidade. No lugar deles, serão plantadas árvores nativas do Cerrado e exóticas. A ação custará R$ 5 milhões aos cofres públicos.
A intenção do Executivo local com a medida é dar mais segurança aos frequentadores do Parque da Cidade. Nos últimos anos, o DF registrou acidentes devido à de galhos dos pinheiros sobre pessoas e bens materiais. Uma das vítimas chegou a ficar tetraplégica.
“Faremos a supressão de 1.628 pinheiros, com replantio de 3,1 mil árvores nativas. Precisamos montar uma força-tarefa para que pudéssemos solucionar essa situação e gerar segurança para os frequentadores do Parque”, declarou o secretário de Esportes, Renato Junqueira, durante coletiva no Palácio do Buriti, nesta tarde.
/
/
/
/
O presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), também presente à coletiva, afirmou que a empresa começará os trabalhos na quarta-feira (2/8). “A execução [dos serviços] está prevista para durar de 90 a 120 dias”, completou. O plantio terá início no período de chegada das chuvas.
/
Mudanças no fluxo
/
Durante as ações de retirada dos pinheiros, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) atuará na região, para orientar os motoristas em caso de eventuais mudanças no trânsito.
A administração do Parque da Cidade divulgará orientações sobre possíveis alterações nos fluxos da área verde.
/
Árvores replantadas
/
Confira as espécies de árvores que serão replantadas no lugar dos pinheiros:
- Caesalpinia peltophoroides, Benth
- Peltophorum dubium, Taub
- Bombax aquaticum, K. Schum
- Bauhinia blakeana, Dunn
- Ficus pertusa, L
- Couroupita guianensis, Aubl
- Tibouchina candolleana, Cogn
- Bombax aquaticum, K. Schum
- Zizyphus joazeiro, Mart
- Pithecolobium tortum, Mart
- Couroupita guianensis, Aubl