22 de novembro de 2024 19:09

Brasil celebra 150 anos de Santos Dumont, o “pai da aviação”, nesta quinta-feira

Brasileiro foi responsável pela criação do 14 bis, primeiro veículo mais pesado que o ar a conseguir levantar voo


 

 

Conhecido como o “pai da aviação”, Alberto Santos Dumont recebeu esse título por causa da sua invenção, o 14 bis, primeiro avião da história. Hoje, comemora-se o 150º aniversário de seu nascimento.

A criação foi homologada como o primeiro veículo mais pesado que o ar a conseguir voar.

O primeiro voo da aeronave ocorreu por uma distância de 60 metros durante sete segundos no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906.

O protótipo do 14 bis, conhecido até hoje, era formado por uma longa fuselagem e um cesto de um balão.

Antes, em 1901, ele já havia criado o dirigível, que fez um sobrevoo histórico pela capital francesa no qual contornou a Torre Eiffel. Na época, Dumont recebeu um prêmio por completar o trajeto de 11 km no tempo mais rápido até aquele momento: 29 minutos e 30 segundos.

Dumont criou também, em 1907, o avião Demoiselle, um dos primeiros ultraleves do mundo. O seu objetivo era voar ainda mais alto que o 14 bis.

 

O site Achei No Sudoeste é um guia comercial com notícias e informações sobre o bairro. Nosso foco é divulgar e facilitar a população em geral sobre a pluralidade de segmentos existentes. O Setor Sudoeste possui um comércio bem misto e interessante que muitas vezes não está à vista de quem circula pelas quadras e avenidas.

Copyright © 2024 - Achei no Sudoeste