As férias de julho serão recheadas de apresentações musicais, atividades corporais e oficinas educativas no museu
As férias de julho estão se aproximando e o que não falta é tempo para descanso e entretenimento. É o momento ideal para recuperar as energias e começar o segundo semestre renovado e animado. Então, que tal adicionar muita diversão na agenda livre de crianças e adolescentes?!
Para isso, Brasília ganhou um presentão do Sesi Lab: uma programação especial recheada de atividades para o público infanto-juvenil. O Brinca+ reunirá apresentações musicais, teatro, cinema e oficinas educativas. Tudo isso nas sextas-feiras, sábados e domingos de julho.
Agora, prepare o coração para a melhor parte: a entrada é gratuita. Para participar, é só retirar um ingresso no Sympla e entrar na brincadeira.
/
“A gente [equipe do Sesi Lab] criou uma programação muito legal, que começa com a nossa festa julina neste sábado (1º/7) e várias atrações, como brinquedos, atividades lúdicas na área externa e apresentações. Além de workshops com profissionais do mundo maker para estimular a experimentação, criatividade e brincadeira, e fazer dessas férias a mais especial de todas.”
Claudia Ramalho, gerente-executiva de Cultura do Sesi
/
O Brinca+ foi planejado para desenvolver uma conexão maior do público infanto-juvenil que está de férias em julho com o museu. “O nosso papel principal é educar, trabalhar e estimular a aprendizagem de uma forma lúdica, de uma forma criativa”, completa Claudia Ramalho.
/
“Aprender, se conectar com a ciência, ampliar o repertório cultural pode ocorrer de uma forma divertida, lúdica, interessante e interativa. Por isso, a programação de férias traz um conjunto de grupos, artistas, filmes e oficinas que dialogam com essa premissa do Sesi Lab.”
Agnes Mileris, gerente de Programação Cultural do Sesi
/
Convite aberto a todos
Não são só os moradores do Distrito Federal que poderão participar das brincadeiras. O Sesi Lab abre o convite para todos que querem passear pela capital federal em julho. E são muitos, viu?! Brasília é a terceira cidade brasileira mais buscada por estrangeiros para curtir as férias, segundo pesquisa da Decolar.
As atividades serão divulgadas em detalhes no Instagram do Sesi Lab a cada semana e também no site.
/
Confira alguns spoilers ao longo desta matéria e já marca na agenda!
/
Arraiá de boas-vindas a julho
Em parceria com a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), a diversão já começa neste sábado (1º/7) com uma grande festa julina. A Praça da Árvore, no Sesi Lab, será palco do show da cantora Mariana Aydar, um dos maiores nomes do forró atual, e do grupo Nilson Freira e Forró Pé de Serra.
Mas, não existe arraiá sem comida boa, não é mesmo! Então, separe a roupa de quadrilha e se prepare para aproveitar as delícias nas barraquinhas, como cachorro-quente, caldos, canjica, entre outras opções. Os alimentos serão vendidos à parte pelo café do museu e por ambulantes credenciados.
Muita música
Além da cantora Mariana Aydar, a programação de férias de julho terá apresentações de artistas relevantes para o setor cultural de Brasília e do Brasil, como Pequeno Cidadão, Udi Grudi, Patubatê, Tiquequê, Pequena Orquestra Interativa (Poin), Mini Joia – projeto infantil do cantor China – e De Pernas pro Ar.
Essas atrações musicais e artísticas ocorrerão na Praça da Árvore ao longo de todo o mês, sempre aos sábados e domingos, a partir das 17h.
/
/
/
/
Atrações dentro e fora do museu
A área externa do museu será um espaço de criação e aprendizado, com brinquedos feitos pela Erê Lab e oficinas com educadores, artistas e profissionais do mundo maker. A Praça da Árvore, por exemplo, terá oficinas circenses e um projeto de dança contemporânea para mães e bebês. A programação no espaço será sempre às 10h, às 14h e às 17h, nos fins de semana.
Aliás, você pode fazer até um piquenique lá. As pessoas poderão comprar cestas de café no Sesi Lab e se deliciar na área externa.
Até a calçada será invadida por cultura e diversão. A equipe educativa do Sesi Lab oferecerá oficinas de ilustração, aviões de papel, pipa, entre outras atividades. Já marca os horários na agenda: nas sextas-feiras será às 10h, às 14h e às 16h, e aos sábados e domingos, às 11h, às 15h e às 17h.
É necessário pegar uma senha para participar 30 minutos antes de cada atividade externa no balcão de informações na entrada do museu.
Já na parte interna do museu terão atividades de exploração das galerias expositivas e sessões interativas no painel de Led.
Cinema e teatro
Para os cinéfilos, o túnel que dá acesso ao Sesi Lab será tela para o projeto “Cine Curtas”, com sessões aos sábados e domingos às 15h30 e às 17h. E o espaço de filmes é de alta qualidade, com sistema 6.1 de som e projeção digital.
Com a curadoria de Rafaella Rezende e de Renata Schelb, em conjunto com a equipe de Programação Cultural do museu, as obras são de diferentes gêneros e experimentações, com classificação indicativa livre para todos os públicos, com o propósito de estimular reflexões sobre ciência, inovação e tecnologia no cotidiano.
No mesmo local, terá teatro para crianças nas manhãs de sábados e domingos, às 11h. Como é o caso da peça “Achadouros – Teatro para Bebês”, que faz uma releitura da poesia elíptica de Manoel de Barros, traduzindo as palavras em formas, imagens e sons.
/
/
/
/
Festival Futuro das Profissões
Paralelamente ao Brinca+, o Sesi Lab promoverá, entre 18 e 23 de julho, Festival O Futuro das Profissões. O Festival promove uma série de palestras, workshops e oficinas sobre o tema do futuro do trabalho, que continuará movimentando o museu no 2º semestre. O evento ocorrerá entre os dias 19 e 23 de julho e será totalmente gratuito, ocupando diferentes espaços do museu – Túnel, Experimento Lab e Espaço Maker.
“É durante o período de férias, mas não integra o Brinca+ porque ele tem outro foco. O evento marca o encerramento da nossa exposição temporária, que tem como o tema ‘O Futuro das Profissões’”, explica Agnes Mileris, gerente de Programação Cultural do Sesi.
/
Sesi Lab
Em uma parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer agora é reduto de arte, ciência, tecnologia e educação para todas as idades. Em um espaço de 8 mil m², o Sesi Lab é a casa de salas interdisciplinares, um painel de Led com 84 m², café e loja conceito.
Em volta, tem uma área de 33 mil m² de área verde revitalizada, em parceria com o governo do Distrito Federal, com espécies nativas do Cerrado, instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e outras atividades culturais.
Onde: Setor Cultural Sul (pontos de referência: antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto)
Horários de funcionamento:
- Terça a sexta-feira, das 9h às 18h.
- Sábados e domingos, das 10h às 19h.
- O museu estará aberto para visitação nos dias em que não há programação especial de férias.
- Em todos os dias a entrada será permitida até uma hora antes do fechamento.
Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br