Por enquanto, vacina só é aplicada na rede privada e custa cerca de R$ 420 reais a dose. Esse é o primeiro imunizante autorizado no Brasil para pessoas que nunca entraram em contato com vírus da dengue e deve ser aplicado em duas doses
/
/
/
/
A nova vacina contra a dengue, a Qdenga, está disponível para os moradores do Distrito Federal a partir desta terça-feira (28). Neste primeiro momento, a Qdenga será aplicada apenas na rede privada, como clínicas, laboratórios e farmácias.
O registro da Qdenga foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. O imunizante deve ser aplicado em duas doses e, no DF, cada dose custa cerca de R$ 420.
Esse é o primeiro imunizante autorizado no Brasil para pessoas que nunca entraram em contato com vírus da dengue. Podem receber a vacina pessoas com idade entre 4 anos e 60 anos.
A médica infectologista Joana D’Arc, do Centro Especializado em Doenças Infecciosas (CEDIN-DF), que tirou as principais dúvidas sobre a vacina. Confira:
/
Quem pode tomar a nova vacina contra dengue? Há contraindicações?
Por ser uma vacina de vírus vivo atenuado, recomenda-se que não seja aplicada em:
/
- Pessoas com imunossupressão (tratamento quimioterápico e uso de doses elevadas de corticóide, por exemplo)
- Mulheres grávidas
- Pacientes com HIV
- Pacientes com histórico de alergia aos componentes da vacina
/
Há efeitos colaterais? Se sim, quais?
Os principais efeitos podem incluir, geralmente nos dois primeiros dias após a aplicação da vacina: dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça, dor no corpo, leve mal estar e febre.
/
Há recomendações para o que fazer ou o que não fazer antes de tomar a vacina?
Se estiver com quadro febril, melhor esperar passar a fase aguda para se vacinar. Pacientes com histórico de síncope e ansiedade associada a vacina têm que se vacinar em um ambiente apropriado para evitar quedas e traumas.
As mulheres que pensam em engravidar, devem esperar pelo menos um mês após tomar a vacina.
/
Quem já teve a doença pode tomar a vacina?
Sim, quem já teve e quem não teve a doença. Vale lembrar que existem diferentes cepas virais e, às vezes, a pessoa já teve infecção por uma das variantes e não tem imunidade para as demais. Por isso, é importante se vacinar para ampliar a capacidade imunológica.
/
Em qual época do ano os casos de dengue são mais comuns no Distrito Federal?
Geralmente é no período chuvoso onde a gente tem o contato da água com os ovos que são depositados em alguns reservatórios. Esses ovos podem permanecer viáveis por até um ano. Vale lembrar que mesmo em estações secas, em focos pontuais, em chuvas esporádicas ou quando você mora em alguns locais onde há algum reservatório, você pode ter casos isolados de dengue.
/
A vacina
/
A Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma, é o primeiro imunizante liberado no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue.
Até então, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Mas o imunizante é recomendado somente para quem já foi infectado com o vírus da dengue.
/
De acordo com a Anvisa:
/
💉 Ela deve ser aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações
💉 A vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença.
💉 Ela também pode ser aplicada em quem já teve a doença, portanto, não há distinção entre quem teve ou não a dengue, desde que esteja dentro da faixa etária estipulada pela agência reguladora para aplicação das doses.
/
Onde se vacinar no DF
/
No Distrito Federal, a Qdenga pode ser encontrada em clínicas particulares, laboratórios privados e farmácias. Veja alguns dos locais:
/
- Laboratório Sabin, nas unidades: Aeroporto Embarque (1º andar), Dom Bosco, 110 Norte, 516 Norte, Centro Clínico Sul, Taguatinga CNC Prime, Felicittá Shopping, Gilberto Salomão, Guará II (QE 40), L2 Sul, Shopping Metrópole, QI 13 Lago Sul, Shopping Quê Gama, Sudoeste 105, Taguatinga Sul.
- Amo Vacinas Asa Sul: em domicílio ou no endereço CLS 204, Bloco B, Loja 36.
- Laboratório Exame, nas unidades: Águas Claras (Edifício Big Center), JK Shopping, Terraço Shopping, Asa Norte (Edifício Carlton Center), Asa Sul (Centro Médico Julio Adnet), Guará II (Edifício Real Mix), Taguacenter, Mega Taguatinga Norte (QNA 30), Taguatinga Sul (CSB 04), Mega Asa Sul (SHLS 716), Mega Asa Norte (SHLN Bloco G), Lago Sul (Centro Empresarial Center).
/
E no SUS?
/
Ainda não há prazo para que a Qdenga seja disponibilizada na rede pública de saúde. A liberação depende da aprovação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), órgão que assessora o Ministério da Saúde na tomada de decisões desse tipo.