23 de novembro de 2024 11:01

Qdenga: nova vacina contra dengue está disponível no DF; médica tira dúvidas

 

 


/

/

/

/

A nova vacina contra a dengue, a Qdenga, está disponível para os moradores do Distrito Federal a partir desta terça-feira (28). Neste primeiro momento, a Qdenga será aplicada apenas na rede privada, como clínicas, laboratórios e farmácias.

O registro da Qdenga foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. O imunizante deve ser aplicado em duas doses e, no DF, cada dose custa cerca de R$ 420.

Esse é o primeiro imunizante autorizado no Brasil para pessoas que nunca entraram em contato com vírus da dengue. Podem receber a vacina pessoas com idade entre 4 anos e 60 anos.

A médica infectologista Joana D’Arc, do Centro Especializado em Doenças Infecciosas (CEDIN-DF), que tirou as principais dúvidas sobre a vacina. Confira:

/

Quem pode tomar a nova vacina contra dengue? Há contraindicações?

Por ser uma vacina de vírus vivo atenuado, recomenda-se que não seja aplicada em:

/

  • Pessoas com imunossupressão (tratamento quimioterápico e uso de doses elevadas de corticóide, por exemplo)
  • Mulheres grávidas
  • Pacientes com HIV
  • Pacientes com histórico de alergia aos componentes da vacina

/

Há efeitos colaterais? Se sim, quais?

Os principais efeitos podem incluir, geralmente nos dois primeiros dias após a aplicação da vacina: dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça, dor no corpo, leve mal estar e febre.

/

Há recomendações para o que fazer ou o que não fazer antes de tomar a vacina?

Se estiver com quadro febril, melhor esperar passar a fase aguda para se vacinar. Pacientes com histórico de síncope e ansiedade associada a vacina têm que se vacinar em um ambiente apropriado para evitar quedas e traumas.

As mulheres que pensam em engravidar, devem esperar pelo menos um mês após tomar a vacina.

/

Quem já teve a doença pode tomar a vacina?

/
/
/
/

O site Achei No Sudoeste é um guia comercial com notícias e informações sobre o bairro. Nosso foco é divulgar e facilitar a população em geral sobre a pluralidade de segmentos existentes. O Setor Sudoeste possui um comércio bem misto e interessante que muitas vezes não está à vista de quem circula pelas quadras e avenidas.

Copyright © 2024 - Achei no Sudoeste