22 de novembro de 2024 20:28

Consulta ao 1º lote da restituição do IR 2023 é liberada hoje; veja se está na lista

A partir das 10h, contribuintes já conseguem confirmar se serão contemplados no dia 31 de maio com o pagamento

/
/

/


 

/

/

/

A Receita Federal abre nesta quarta-feira (24), às 10h (horário de Brasília), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023.

Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio. Serão distribuídos R$ 7,5 bilhões aos contribuintes, maior valor da história, segundo o Fisco.

/

O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como:

  • idosos;
  • pessoas com doenças graves;
  • pessoas com deficiência;
  • professores;
  • e contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix (a novidade desta temporada);
  • demais contribuintes entram por último nesta fila.

A entrega da declaração termina em 31 de maio, às 23h59. Até as 16h30 desta terça (23), a Receita Federal recebeu pouco mais de 28,7 milhões de declarações. A expectativa é chegar a 39,5 milhões até o final do prazo.

/

Como fazer  a consulta?

/

Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la corrigindo as informações.

O aplicativo da Receita para tablets e smartphones também permite consulta sobre a liberação das restituições e situação CPF.

Caso o crédito não seja depositado na data, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O resgate deve ser feito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

/

Como receber os valores

/

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix CPF. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (se a conta, por exemplo, foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

O site Achei No Sudoeste é um guia comercial com notícias e informações sobre o bairro. Nosso foco é divulgar e facilitar a população em geral sobre a pluralidade de segmentos existentes. O Setor Sudoeste possui um comércio bem misto e interessante que muitas vezes não está à vista de quem circula pelas quadras e avenidas.

Copyright © 2024 - Achei no Sudoeste