Lêmure-de-cauda-anelada é uma espécie ameaçada de extinção. Julien e Pandora vieram do Zoológico de Itatiba, no interior de São Paulo, e chegaram em voo comercial
/
/
/
O Jardim Zoológico de Brasília recebeu, na terça-feira (25), um casal adulto de lêmures-de-cauda-anelada. O animal ficou famoso por inspirar o personagem Rei Julien, do filme Madagascar.
A espécie é considerada ameaçada de extinção e depende de esforços em cativeiro para que não desapareça. Com o objetivo de proteger a quantidade de indivíduos dessa espécie — Lemur catta — em cativeiro para futura reintrodução na natureza, há uma colaboração entre zoológicos do mundo inteiro.
Julien e Pandora, como foram apelidados, vieram do Zoológico de Itatiba, no interior de São Paulo. O transporte foi feito por um voo comercial, e, assim que o casal aterrissou no Aeroporto Internacional de Brasília, foi recepcionado pela equipe técnica do Zoo da capital.
Enquanto esteve em São Paulo, o casal colaborou com a espécie e gerou seis filhotes em cativeiro. Pandora precisou ser castrada em Itatiba durante uma gestação de risco, mas a expectativa é que o Zoo de Brasília receba outra fêmea que possa parear com Julien para reprodução da espécie.
Nos próximos dias, os animais ficarão em quarentena e passarão por exames para constatar que estão bem de saúde.
Lêmure-de-cauda-anelada
Existem 19 espéciesde lêmures, todas exclusivas da Ilha de Madagascar, ao leste da África. O lêmure-de-cauda-anelada é a mais comum de se encontrar em zoológicos no mundo, com aproximadamente dois mil indivíduos em cativeiro.
Os lêmures-de-cauda-anelada vivem em grupos familiares de até 30 indivíduos. Com hábitos diurnos, são predominantemente herbívoros. No Zoológico de Brasília, serão alimentados com frutos, folhas, legumes e insetos.