Conforme orientação do Ministério da Saúde, vacinação em massa não é recomendada. Estratégia de busca ativa do público será definida após doses chegarem ao DF, diz Secretaria de Saúde
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) informou, nesta segunda-feira (13), que 177 moradores da capital federal poderão receber a vacina contra a Monkeypox, também chamada de varíola dos macacos. Segundo a pasta, as doses do imunizante devem chegar apo DF nesta tarde.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, a vacinação em massa contra a Monkeypox não é recomendada. A estratégia da busca ativa do público ainda será definida após as doses chegarem ao DF, informou a secretaria.
A primeira fase da campanha a imunização focará em grupos de risco para as formas graves da doença. Em Brasília serão vacinadas:
- Pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses;
- Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.
Com cerca de 47 mil doses disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para uso na população, o esquema de vacinação tem indicação de duas doses para cada pessoa.