Uma das principais vias da capital federal estará com trânsito bloqueado em razão do esquema de segurança para posse de Lula
O trânsito na Esplanada dos Ministérios estará fechado, a partir das 5h, desta sexta-feira (30/12), em razão do esquema de segurança para posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, divulgado nesta quinta (29) pela Secretária de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).
A organização do tráfego, bloqueios e fluxo do trânsito, incluindo os estacionamentos, serão organizados pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), o Batalhão de Trânsito Rodoviário (BPRV) em ação conjunta com o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).
A recomendação é de que os presentes deem preferência ao uso do transporte coletivo e cheguem cedo. Quem for de carro ao evento, poderá estacionar no Setor Bancário Norte, Setor de Autarquias e Setor de Diversões.
Na madrugada de sábado (31/12), as vias N2 e S2 também serão fechadas. O bloqueio da S1 será a partir da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto. Os motoristas que estiverem na L2 Norte não poderão acessar a Esplanada. A liberação das vias para o trânsito de veículos está prevista para ocorrer somente após avaliação técnica, com a finalização do Festival do Futuro e dispersão do público.
O Metrô terá horário estendido no fim de semana, com funcionamento de 5h30 até 2h no sábado (31), e de 9h às 22h no domingo (1º/1), destacando que no domingo, a partir das 22h, somente a Estação Central estará aberta para embarque. A Secretaria de Mobilidade do DF (Semob) garantiu o transporte de ônibus à população até 4h do dia 2 de janeiro.
Praça dos Três Poderes
Em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quinta (29), o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, reforçou pontos sobre o controle de público que irá à posse de Lula, no próximo domingo (1º/1).
A orientação é de que o público chegue cedo. Além disso, todos os interessados em acompanhar a cerimônia de posso deverão passar por pontos de revista na área da Esplanada dos Ministérios.
“Não serão permitidos qualquer tipo de arma e nem mastros de bandeira. Haverá pontos de revista nos acessos e pedimos para que o público chegue cedo. Existe um esquema montado para que possamos garantir a segurança das autoridades e do público presente. Estamos atento a todos os acontecimentos na cidade”, garantiu o secretário de segurança do DF, Júlio Danilo.
Apenas 30 mil pessoas poderão ficar na área da Praça dos Três Poderes. Os cidadãos que queiram acompanhar a posse daquele local deverão chegar até às 12h30.