A nova plataforma busca facilitar a vida do cidadão do DF ao unificar sistemas. Intenção é incentivar o exercício da cidadania e a participação da população nas ações do governo
Lançada no dia 7 de dezembro durante cerimônia no Palácio do Buriti e decretada pelo governador Ibaneis Rocha, a plataforma Participa DF surge para incentivar o exercício da cidadania, integrando a participação da população nas ações promovidas pelo governo.
DF segue o direcionamento do Governo Federal em unificar suas ferramentas de relacionamento com o cidadão que até então eram separadas. A ferramenta transforma e facilita a forma com que as pessoas dialogam com o Governo do Distrito Federal, abrigando os sistemas OUV-DF, e-SIC e pedidos de acesso à informação, fazendo com que elas participem ativamente do governo.
Além disso, a nova plataforma contará com atendimento de inteligência artificial: a robô IZA, que irá classificar automaticamente a demanda como reclamação, sugestão, denúncia, solicitação, informação ou elogio, interpretando o relato do usuário, simplificando o atendimento e o tornando interativo
Ao acessar os antigos endereços da ouvidoria e do serviço de informações ao cidadão, o usuário será automaticamente encaminhado para o portal do Participa DF (www.participa.df.gov.br). No primeiro acesso, o cadastro deve ser atualizado, logo após será solicitado login e senha. Os cadastrados que já utilizavam o OUV-DF terão que definir uma nova senha. Já quem usava o e-SIC terá que cadastrar um novo login e uma nova senha por meio do CPF.