Aviso de grande perigo do Inmet vale das 13h às 18h desta sexta-feira (14/10). Umidade deve variar entre 12% e 15%
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta sexta-feira (14/10), um alerta de grande perigo por conta da baixa umidade no Distrito Federal ─ previsto para ficar abaixo de 12%, durante o período crítico, que vai das 13h às 18h.
O índice também representa grande risco de incêndios florestais e à saúde, com chance de doenças pulmonares e dores de cabeça.
“Até as próximas 3h, a tendência é que a umidade caia até o nível de emergência, entre 12% e 15%, como ocorreu ontem. Mais ou menos no meio da tarde. A gente tem que medir [a umidade] todos os dias para saber se o predomínio da massa de ar seco continua no DF, a tendência é de que permaneça nos próximos dias”, explica o meteorologista do Inmet Cleber Souza.
Na capital federal, as temperaturas variam de 17ºC a 32ºC, enquanto a umidade está em intervalo entre 15% e 60%. De acordo com o Inmet, o dia está pouco nublado, com previsão de névoa seca para o período da tarde.
Nesses casos, o instituto recomenda as seguintes medidas:
- Beba bastante líquido.
- Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
- Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Incêndio no Parque Nacional de Brasília
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) retomou, nesta sexta, o combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional de Brasília. O fogo havia sido controlado, mas, por volta das 8h50, recomeçou.
O fogo que afeta a região novamente alcançou proporções médias e, na tarde de quinta-feira (13/10), militares se concentraram na área para combater a queimada.