A Rainha Elizabeth II morreu, nesta quinta-feira (08), aos 96 anos, na Escócia. A monarca estava há 70 anos no poder. Momentos antes do anúncio da morte, a Rainha foi posta sob supervisão médica após apresentar problemas de saúde. Os filhos, Charles, Anne, Andrew e Edward, e familiares da Rainha Elizabeth se reuniram no Castelo de Balmoral para a despedida da monarca.
O Twitter oficial da família real já anunciou a morte da rainha. “A rainha morreu de forma pacífica nesta tarde. O Rei e a Rainha consorte permanecerão em Balmoral nesta noite e retornarão amanhã”, escreveram.
Relembre a história da Rainha Elizabeth II
Elizabeth Alexandra Mary nasceu no dia 21 de abril de 1926. A, então menina, não estava na linha de sucessão do trono real. Na sua frente, estava o tio Edward e, caso ele tivesse filhos, Elizabeth ficaria ainda mais atrás.
Em 1936, George V, avô de Elizabeth e então rei do Reino Unido morreu. Logo, o tio dela foi coroado e se tornou Edward VIII. Porém, com menos de um ano de reinado, ele abdicou do trono para se casar com uma norte-americana. Em dezembro do mesmo ano, o pai de Elizabeth foi coroado, tornando-se George VI. Nessa época, Elizabeth tinha, apenas, 10 anos.
Aos 13 anos, a Segunda Guerra Mundial tomava conta da Europa. No último ano da Guerra, aos 19, Elizabeth se juntou ao “Auxiliary Territorial Service” e foi treinada como motorista e mecânica.
Em 2017, a Rainha Elizabeth recebeu o Jubileu de Safira. Ela foi a única monarca na história da Família Real a receber tal condecoração. O filho Charles, nascido em 1948, é o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico.
Casamento de Elizabeth com Philip
Em novembro de 1947, Rainha Elizabeth se casou com Philip, príncipe da Grécia e da Dinamarca. Para se casar, Philip teve que renunciar aos títulos. Um dos casamentos mais longevos da coroa britânica.
Aos 26 anos, Elizabeth tornou-se rainha do Reino Unido. Philip morreu no dia 9 de abril de 2021.
Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral. À tarde, veio a notícia do falecimento. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história.
Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o agora rei Charles, assume o trono do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá. No comunicado sobre a morte de Elizabeth ele já é tratado como rei.