Segundo PROCON-DF, o produto divulgado como suco de fruta, não tem percentuais mínimos de fruta ou suco, para ser considerado suco, néctar ou refresco
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Recentemente, redes de fast food participaram de audiências públicas para explicar sobre os sanduíches fakes. O “hambúrguer de picanha” e “hambúrguer de costela” que, na realidade, não contêm esses ingredientes. Agora, outro caso está repercutindo: O suco fake.
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), do Distrito Federal (DF), proibiu a Coca-Cola que vender o suco Del Valle Fresh, no DF.
Segundo o órgão, o produto, divulgado como suco de fruta, não tem percentuais mínimos de fruta ou suco para ser considerado suco, néctar ou refresco. Com isso, foi determinada a suspensão do produto.
A decisão acolheu uma denúncia do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Após fiscalização no site da Del Valle e verificação in loco dos rótulos e dos anúncios publicitários nos supermercados, o Procon constatou que a bebida não pode ser considerada nem refrigerante. No rótulo, a bebida informa a presença de “suco concentrado”, mas não traz a quantidade de suco utilizado na composição – que é de pouco mais de 1% em todos os sabores.
“Verificou-se também que a rotulagem da linha de produtos “Del Valle Fresh” faz uso ostensivo de imagens de frutas, bem como não traz claramente a informação de que o produto não se caracteriza como suco, néctar ou sequer refresco. Há apenas a informação, na lateral do rótulo e em letras diminutas, que o produto se trata de um “alimento” de determinado sabor, contendo aromatizante sintético idêntico ao natural e colorido artificialmente, cuja prática, em que as informações essenciais a respeito das características, propriedades e qualidades do produto estão redigidas em letras reduzidas, configura publicidade enganosa, a atrair a incidência do § 1º do art. 37 do CDC”, detalha o relatório do órgão.
Demonstrada a publicidade enganosa, estão suspensos o fornecimento, a distribuição e a venda dos produtos Del Valle Fresh, até que os rótulos sejam corrigidos, a fim de que informem de forma clara e ostensiva as características, qualidades e propriedades das bebidas. A Coca-Cola também deverá realizar contrapropaganda para propagar a informação correta sobre os produtos.