Projeto de lei foi aprovado pela Câmara Legislativa e segue para sanção do governador Ibaneis Rocha
Após 58 anos, a Codeplan (Companhia de Planejamento) será extinta e substituída pelo IPEDF (Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal). A proposta foi aprovada nesta terça-feira (10) na Câmara Legislativa. O texto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).
Pela proposta, o IPEDF será vinculado à secretaria de Economia, e tem como objetivo “promover e disseminar informações sociais, econômicas, cartográficas, demográficas, georreferenciadas, geográficas, urbanas, rurais, regionais e ambientais para o Distrito Federal e prestar suporte na formulação, acompanhamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas”.
A proposta é que o instituto atue como entidade científica, tecnológica e de inovação, com o compromisso de desenvolver pesquisas básicas ou aplicadas, de caráter científico e tecnológico. A elaboração de novos produtos, serviços ou processos destinados a tecnologias de gestão também estarão sob responsabilidade do IPEDF.
Segundo o texto, ainda compete ao novo órgão desenvolver e disseminar estudos e pesquisas aplicadas; produzir e organizar informações sociais, econômicas e ambientais sobre o território do DF e da Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno); e subsidiar a formulação, acompanhamento e avaliação de planos, políticas e programas governamentais.
A Codeplan foi criada em 1964 com o nome de Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central. Nome que manteve até março de 2007, quando teve sua denominação alterada para Companhia de Planejamento do Distrito Federal.