Sob direção criativa de Demna Gvasalia, a marca desenvolveu o Paris Sneaker, com estética envelhecida e até furos. A internet não perdoou
Depois do Crocs de salto, vem aí os tênis desgastados da Balenciaga. A grife francesa, que definitivamente ama um calçado diferentão, lançou o chamado Paris Sneaker com acabamento propositalmente “surrado” tanto no tecido quanto na sola, com direto a furos e disponível nas cores branco, preto e vermelho, O visual chama muita atenção e gera agonia que nas imagens da campanha é ainda mais acentuada.
De acordo com marca, é para sugerir que o tênis é “pensado para ser usado por toda a vida”. Uma edição limitada de 100 pares extremamente gastos estará à venda, mas também é possível comprar a versão do sapato sem marcas.
Não é de hoje que a Balenciaga causa controvérsia ao lançar itens que causam estranheza ou incômodo visual. Sob direção criativa do estilista Demna Gvasalia, a marca constantemente provoca alvoroço nas redes sociais.
Foi assim com lançamentos como camiseta com camisa pendurada, Crocs de salto alto e bolsa que parece saco de lixo, além de vários looks nada convencionais usados por Kim Kardashian. A nova polêmica da etiqueta é um tênis com aspecto sujo e envelhecido, vendido por preço equivalente a milhares de reais.
É claro que a internet não perdoou. O Paris Sneaker, da Balenciaga, dominou as redes sociais globalmente, quando a novidade foi anunciada. O tênis destruído virou meme, entre piadas e críticas.
Alguns usuários falaram que o sneaker parece ter saído diretamente de um lixão, enquanto outros brincaram com a “oportunidade” de usar os próprios calçados sujos, sem julgamentos. Houve até reflexões sobre o capitalismo e a desigualdade social.