23 de novembro de 2024 00:32

Semana Santa: o que abre e fecha e as opções de turismo na cidade e proximidades

 

O feriado da Paixão de Cristo, datado nesta sexta-feira dia 15/04, vai alterar o funcionamento de alguns serviços no Distrito Federal. O governador Ibaneis Rocha (MDB) também decretou ponto facultativo para órgãos públicos nesta quinta-feira.

De acordo com o Sindivarejista-DF, as lojas de rua e os shoppings abrem normalmente nesta quinta, mas fecham as portas na sexta-feira. Esses estabelecimentos reabrem no sábado e no domingo de Páscoa. Os bares e restaurantes do DF podem funcionar no feriado.

O comércio de carnes, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores e plantas, assim como as ópticas e as papelarias, não funcionam na sexta-feira.

Os bares e restaurantes podem funcionar normalmente no feriado. Fica a cargo do dono de cada estabelecimento a decisão de abrir ou não. O mesmo vale para os supermercados. As farmácias funcionarão normalmente.

As feiras de hortifrúti, peixarias e produtos alimentícios abrem as portas normalmente na sexta-feira. O funcionamento é opcional para aqueles estabelecimentos que comercializam produtos industrializados.

 

 

Páscoa: comércio do DF prevê aumento de 18% nas vendas de 2022 – Mais  Brasília

 

 

Transporte

 

Na quinta-feira, os ônibus vão rodar normalmente com a tabela horária de dia útil. Na sexta, os coletivos deverão seguir a tabela horária de domingo.

O Metrô-DF funcionará normalmente na quinta-feira e no fim de semana. Na sexta, o funcionamento seguirá o horário de feriado: das 7h às 19h.

 

 

Agência Brasília

 

 

Forças de segurança

 

O Corpo de Bombeiros vai operar normalmente, com atendimento por meio do telefone 193.

A PMDF atende a população todos os dias, 24h.

A Defesa Civil manterá, durante o feriado, uma equipe de técnicos em regime de plantão 24h. Em caso de intercorrências, o serviço pode ser acionado por meio dos telefones 193 ou 199.

 

Serviços

 

Na Hora – Unidade Perícias: abre quinta, das 7h30 às 19h. Demais unidades: fechadas de quinta a domingo

Procon – Unidade Central (Venâncio 2000): abre na quinta-feira, das 8h às 17h, com agendamento on-line. Demais unidades: fechadas

Conselhos tutelares – As unidades estarão fechadas de quinta a domingo. Demandas urgentes poderão ser registradas pelo telefone 125

Centro Integrado 18 de Maio – Funciona em regime de plantão pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h

Pró-Vítima – Os núcleos do programa funcionarão em regime de plantão, podendo ser acionados pelos telefones (61) 98314-0619 e (61) 98314-0631

BRB – Quinta: agências abertas em horário normal. De sexta a domingo: agências fechadas

 

Lazer

 

O Zoológico vai funcionar normalmente no feriado e no fim de semana, das 9h às 17h, com entrada permitida somente até as 16h.

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou que todos os parques do DF funcionarão normalmente na quinta-feira, na sexta e no fim de semana. Segue a lista com os horários de funcionamento dos parques:

 

  • Parque Recreativo do Gama – Aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Distrital das Copaíbas – Aberto todos os dias das 8h às 18h
  • Monumento Natural Dom Bosco – Aberto todos os dias das 6h às 20h
  • Parque Ecológico do Paranoá – Aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Sucupira – Aberto todos os dias 6h às 20h
  • Parque Ecológico do Lago Norte – Aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico da Asa Sul – Aberto todos os dias das 6h às 20h
  • Parque Ecológico Olhos D’Água – Aberto todos os dias (portão principal, das 5h30 às 20h; e portões laterais, das 6h às 18h).
  • Parque Ecológico Ezechias Heringer (Guará) – Aberto todos os dias das 6h às 22h
  • Parque Ecológico de Águas Claras – Aberto todos os dias das 5h às 22h
  • Parque Ecológico do Riacho Fundo – Aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Areal – Aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Veredinha – Aberto todos os dias das 6h às 22h
  • Parque Ecológico Cortado – Aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Três Meninas – Aberto todos os dias das 7h às 18h
  • Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul – Aberto todos os dias das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Península Sul – Aberto todos os dias das 6h às 22h

 

 

Semana Santa: veja o que abre e o que fecha no feriado em Brasília | Distrito  Federal | G1

 

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que as piscinas da Água Mineral, no Parque Nacional de Brasília, estarão abertas das 7h às 17h, na quinta-feira e no fim de semana. As trilhas também funcionarão no mesmo horário. Na sexta-feira (15/4), o parque estará fechado.

O tradicional Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário (DF-002), estará fechado para o trânsito de veículos e aberto ao público na sexta-feira (15/4). O horário de funcionamento é das 6h às 18h.

O Jardim Botânico de Brasília abre de quinta-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada permitida até as 16h30. Entrada gratuita para pedestres e ciclistas entre as 7h30 e as 8h50.

Centro Cultural Três Poderes – Quinta, sábado e domingo: abertos das 9h às 17h. Sexta: fechado

Memorial dos Povos Indígenas – Quinta, sábado e domingo: abertos das 9h às 17h. Sexta: fechado

Museu Nacional da República – Quinta: aberto das 9h às 18h30. Sexta: fechado

Centro de Dança – Quinta, sábado e domingo: aberto das 8h às 22h. Sexta: fechado

Casa do Cantador – Quinta, sexta e domingo: fechada. Sábado: aberta das 8h às 18h

Museu de Arte de Brasília – Sexta: fechado. Quinta, sábado e domingo: aberto das 10h às 19h

Museu Vivo da Memória Candanga – Quinta, sábado e domingo: aberto das 9h às 17h. Sexta: fechado

Espaço Cultural Renato Russo – Quinta: aberto das 10h às 20h. Sexta: fechado. Sábado: aberto das 10h às 20h. Domingo: aberto das 10h às 19h

Espaço Oscar Niemeyer – Quinta: aberto das 9h às 18h. Sexta: fechado. Sábado e domingo: aberto das 9h às 17h

Eixo Cultural Ibero-americano (antigo Complexo Funarte) – Quinta, sábado e domingo: aberto das 10h às 17h. Sexta: fechado

Cine Brasília – Quinta e sexta: fechado. Sábado e domingo: bilheteria aberta a partir das 18h, seguindo a programação da semana

Biblioteca Nacional de Brasília – Quinta e sexta: fechada. Sábado e domingo: aberta das 8h às 14h

Complexo Cultural de Planaltina – Quinta: aberto das 9h às 17h, conforme programação. Sexta, sábado e domingo: fechado

Complexo Cultural de Samambaia – Quinta: aberto das 8h às 20h, conforme programação. Sexta, sábado e domingo: fechado

Planetário – Quinta: atendimento a escolas pré-agendadas. Sexta, sábado e domingo: aberto ao público geral, com agendamento pelo telefone (61) 98199-2692

 

Saúde

 

UPAs – Abertas todos os dias, 24h

UBSs – Abrem na quinta e fecham sexta, sábado e domingo

 

Setor do turismo aquece

 

A expectativa dos setores ligados ao turismo do Distrito Federal e de municípios próximos é otimista. A previsão é de que o movimento do período em 2022 supere os números de 2018 e 2019 — anteriores à pandemia. O clima positivo é embasado nos resultados da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) do segmento este ano. O último levantamento, de fevereiro, mostra crescimento de 10%, na comparação com o mesmo mês de 2018.

O dado de fevereiro de 2019 foi superior ao deste ano, mas as informações de 2022 passaram 2020 e 2021. A perspectiva de melhora havia sido anunciada em janeiro, quando o índice ficou 56,8% maior do que o mesmo mês de 2018, e 26,5% acima dos primeiros 31 dias de 2019. O balanço é do Observatório do Turismo, plataforma que conta com informações da Secretaria de Economia do DF e é mantida pela Secretaria de Turismo do DF (Setur).

Descanso

 

O presidente da Abih destaca que os brasilienses costumam aproveitar os feriados em locais próximos ao DF. É o caso da bancária Simone Togawa, 42 anos, que vai curtir os dias de folga e levar os filhos, de 8 e 9 anos, para acampar pela primeira vez, no Ecoparque Barra do Dia, em Padre Bernardo (GO), a 80 km da área central do Plano Piloto.

A moradora do Setor Habitacional Tororó costuma ir para locais nos arredores do DF em feriados, como Cavalcante (GO) e Pirenópolis (GO), mas não viaja desde 2020, por conta da pandemia. “Eu acampava muito quando era adolescente, sempre gostei, mas parei depois que casei e tive filhos, porque é mais confortável ficar em hotel”, admite Simone. “Eu e meu marido sempre quisemos levar as crianças para acampar. Vamos curtir e explorar a natureza e vamos levar lanterna e vara de pescar. Tem anos que não acampo, minha expectativa está grande”, revela a bancária.

 

Todo dia é dia: 4 Bares que abrem na segunda em Pirenópolis

 

Proximidades

 

Nos municípios goianos mais procurados pelos brasilienses — como Pirenópolis e as cidades que ficam na Chapada dos Veadeiros — os cenários são parecidos. Empresários da região esperam que os lucros do feriado fiquem próximos aos percebidos em 2019. Vitor Giuberti e Denise Polla alugam casas por temporada na Vila de São Jorge, em Alto Paraíso, no espaço Rio da Lua. “É um formato que, depois da pandemia, as pessoas passaram a preferir. Casas inteiras disponíveis para o hóspede são mais confortáveis e não há aglomeração”, argumenta Denise. Cerca de 70% dos hóspedes são de Brasília. O casal está com todas as unidades ocupadas para o feriado.

 




 

O site Achei No Sudoeste é um guia comercial com notícias e informações sobre o bairro. Nosso foco é divulgar e facilitar a população em geral sobre a pluralidade de segmentos existentes. O Setor Sudoeste possui um comércio bem misto e interessante que muitas vezes não está à vista de quem circula pelas quadras e avenidas.

Copyright © 2024 - Achei no Sudoeste