22 de novembro de 2024 16:14

Cresce em 57% o número de negócios na produção de chocolate

O número de pequenos negócios que atuam no setor de fabricação de produtos derivados do cacau e chocolates cresceu durante a pandemia da Covid-19. Segundo levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados do CNAE, registrados pelo Ministério da Economia, houve um incremento de 57% na abertura de novos negócios nesse segmento em 2021 quando comparado ao resultado de 2019. Enquanto no ano anterior à crise foram abertas 1.526 MPE, no ano passado esse número alcançou 2.397 novos pequenos empreendimentos, a maioria deles (2.319) constituída por microempreendedores individuais (MEI).

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Os dados obtidos pelo Sebrae mostram que o fechamento de pequenos negócios no mesmo período foi menor em relação ao volume de novas empresas abertas. Enquanto foram criados 1.847 pequenos negócios no setor de fabricação de chocolates em 2020, no mesmo ano foram 567 empresas fechadas. Já em 2021, a diferença foi ainda maior, com 2.397 aberturas contra 883 fechamentos.

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Alternativas

 

Economista de formação, Niara Dezotti, 24 anos, decidiu abrir a confeitaria vegana Caféto em março de 2021. Com encomendas feitas pelo Instagram e WhatsApp da confeitaria, ela diz que o aumento do preço dos insumos é perceptível neste ano.

 

“O chocolate comparado com a Páscoa do ano passado teve um aumento bem significativo, cerca de 30%. O óleo e o açúcar também subiram bastante e isso fez com que eu tivesse que subir os preços proporcionalmente”, disse Niara.

 

Para tentar atender a todos os públicos, ela lançou uma cartela de produtos com alternativas mais baratas, incluindo então mini-ovinhos de 35g a partir de R$ 13, kits de presentes a partir de R$ 58, brownies, cookies e outras opções para as pessoas que querem gastar um pouco menos.

 

Criada no início da pandemia, a Personalicakes já vende ovos de chocolate na Páscoa há dois anos. Confeiteira de 22 anos, Érian Ester diz que teve um susto ao se deparar com a diferença de valores dos materiais, principalmente os chocolates, em relação ao ano passado.

 

“Não tive outra saída a não ser ajustar os preços referente ao ano passado para manter a mesma qualidade”, afirmou. Mesmo assim, ela se diz esperançosa com as vendas neste ano. “Estamos empolgados”, conta. O cardápio de Páscoa da Personalicakes conta alternativas mais baratas, como ovos de colher de 150g a R$ 25 e de 250g, a R$ 55.

 

Já a confeiteira Raiane Wentz, 25, abriu a confeitaria que leva seu nome em fevereiro de 2021 e começou trabalhando com ovos de colher, mas passou a receber diversos pedidos de ovos mais em conta. “Por isso, desenvolvi um segundo cardápio com ovos mais tradicionais, cascas recheadas e entre outros modelos em pé. Também vamos trabalhar com minitrufas e barras recheadas”, afirma Raiane.

 

 

Quais as principais tendências para faturar na Páscoa 2022?

 

 

O cardápio alternativo oferece aos clientes produtos como ovos a partir de R$ 5 com bombons dentro, trufados e recheados. “Assim, eu consigo abranger uma gama maior de clientes: os que buscam lembrancinhas mais acessíveis e os que os procuram ovos maiores para se deliciar durante a Páscoa”, diz a confeiteira.

 

Como melhorar os resultados

 

O Sebrae elaborou algumas dicas para os empreendedores que querem faturar mais nessa época do ano. Veja:

  • Fique por dentro das tendências. Invista sempre em novos sabores e técnicas.
  • Analise seu histórico de vendas e estabeleça metas.
  • Defina o seu cardápio e desperte o desejo e a confiança do seu público. Inclua informações como: sabores, tamanhos e pesos dos produtos, além dos contatos da empresa, canais de venda, forma de pagamento e preço.
  • Atenção com a precificação: Para calcular o preço dos produtos, conheça bem o perfil do seu cliente, para saber o que ele espera.
  • Invista em fotos de qualidade. Prefira uma iluminação natural (o flash pode distorcer as cores originais dos produtos), invista no cenário e faça fotos em vários ângulos.
  • Aposte nos canais digitais para divulgar, relacionar e vender. Lembre-se que para cada tipo de canal exige uma forma adequada de comunicação.
  • Ofereça comodidade ao cliente. É essencial calcular os custos e planejar a logística.

 

 




 

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