A vacina contra a Covid-19 estará disponível para os braços de crianças a partir de 6 anos e sem comorbidades neste domingo (23/1). A Secretaria de Saúde também vai oferecer pontos para a vacinação de jovens e adultos.
Segundo a pasta, o público infanto-juvenil, de 6 a 17 anos, sem comorbidades, terá opção de imunização com a vacina Coronavac, recentemente autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Confira os pontos de vacinação, das 9h às 17h:
UBS 12, Samambaia e UBS 1, Santa Maria:
CoronaVac, para o público infantojuvenil, de 6 a 17 anos, e também para o público adulto;
Astrazeneca, para pessoas acima de 18 anos;
Pfizer, apenas para pessoas a partir de 12 anos.UBS 06, Ceilândia:
Haverá imunização com vacinas dos três imunizantes: Astrazenaca, CoronaVac e Pfizer apenas para o público adulto, a partir de 18 anos.
UBS 2, Ceilândia:
CoronaVac, apenas para o público infantojuvenil, de 6 a 17 anos.
O DF possui mais de 500 mil doses de Coronavac na Rede de Frio Central. Segundo a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), a capital brasileira tem aproximadamente 230 mil crianças entre 6 e 11 anos.
No sábado, as 2.688 doses remanescentes da Pfizer pediátrica foram injetadas em crianças acima de 5 anos. O imunizante foi autorizado para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiências e pequenos de 8 a 11 anos sem comorbidades ou deficiências. O DF recebeu 32,6 mil doses no total. Novos lotes são aguardados a partir de quinta-feira (27/1).
Prevenção
Estudos mostram que, no atual momento da pandemia, não se vacinar é um risco. Com a taxa de transmissão que temos e a alta circulação viral, não se imunizar é apostar no desconhecido. Uma pessoa assim tem mais chances de desenvolver formas graves da doença. As formas de prevenção contra o Sars-CoV-2 não mudaram desde o começo da crise sanitária. As máscaras são um método barato e simples de proteção. E, claro, agora, existe a vacina. Essa é a dupla de segurança.