Pesquisa da Fecomércio mostra que as vendas superaram as expectativas dos lojistas no Dia das Mães e no Dia dos Namorados em 2021.
Já no Dia dos Namorados, a estimativa do valor do ticket médio era de R$ 138,16. Contudo, a pesquisa mostrou que a cifra atingiu R$ 151,15. Ou seja, 9,4% maior do que o esperado.
Especificamente no Dia das Mães, o ticket médio do Plano Piloto ficou abaixo do das lojas localizadas nas demais regiões administrativas do DF. O valor na região central da capital ficou em R$ 174,39, enquanto nas outras regiões a média de vendas por cliente foi de R$ 202,41.
Shoppings
De acordo com a pesquisa, as vendas nestas datas comemorativas foram maiores nos shoppings do que no comércio de rua do DF. No Dia das Mães, os shoppings registraram ticket médio 89% maior: R$ 311,75, enquanto as lojas dos comércios locais venderam, em média, R$ 164,89.
No Dia dos Namorados, os shoppings venderam em média R$ 221,60, enquanto o comércio local fechou em R$ 122,48 , uma variação de +80,9%.
Pesquisa
Os dados do novo levantamento foram comparados com as pesquisas pré-vendas, realizadas para medir a expectativa do setor em relação às datas comemorativas. Para a Fecomércio, o resultado ajudará a entender como o setor está se recuperando da fase mais crítica da crise provocada pela pandemia de Covid-19, que restringiu o funcionamento de vários estabelecimentos, e também como os empresários estão reagindo à abertura gradual, juntamente com a ampliação dos horários de funcionamento.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, comenta que a comparação entre os dados pré e pós-vendas também serão úteis para a elaboração de estratégias de fortalecimento e boas práticas.
“Esse estudo permite compreender os fenômenos da sazonalidade, caracterizada pela instabilidade entre a oferta e a demanda em determinados períodos do ano. Entender isso é fundamental para que o gestor possa se planejar, com preparo para gerir possíveis ameaças futuras”, avalia.
Em ambas as pesquisas, pré e pós-vendas, o Instituto Fecomércio-DF entrevistou 401 empresas. Equipes já estão nas ruas para medir a expectativa dos comerciários em relação ao Dia dos Pais, que será em 8 de agosto.
Dia das Mães
De acordo com a pesquisa, o crescimento das vendas concretizadas no Dia das Mães deste ano com relação ao efetivamente vendido nesta data comemorativa do ano passado foi de 22,50%, em média.
Já o aumento em relação aos dias normais de vendas foi de cerca de 28,30%. Conforme o estudo, 80,1% dos comerciantes afirmaram que as vendas no Dia das Mães deste ano foram maiores do que em dias normais de vendas do comércio. Outros 9,7% consideraram iguais e 0,3% menores.
O levantamento também mostrou que o retorno financeiro nesta data comemorativa se deu conforme a expectativa de 77,81% dos lojistas. Dos entrevistados, 49,1% informaram que as vendas foram iguais ao efetivamente vendido no ano passado; 46,1% maiores e 4,7% menores.
Dia dos Namorados
Em relação ao Dia dos Namorados, o crescimento das vendas concretizadas em 2021 com relação ao efetivamente vendido em 2020 foi de 18,49%, em média.
Já o aumento em relação a dias normais foi de cerca de 21,60%. Para 78,3% dos comerciantes, as vendas no Dia dos Namorados deste ano foram maiores do que em dias normais do comércio. Outros 21,7% responderam terem sido iguais.
A pesquisa mostrou ainda que as vendas realizadas neste período se concretizaram conforme a expectativa de 72,07% dos lojistas. Dos entrevistados, 52,9% informaram que as vendas neste ano foram iguais ao efetivamente vendido no mesmo período do ano passado; 46,6% relataram melhor faturamento; e 0,5% disseram que o retorno financeiro foi menor.
TAGS
#COMÉRCIO #VENDAS #FECOMÉRCIODF