20 de setembro de 2024 09:00

Varejista on-line Asos compra a Topshop, mas exclui lojas físicas do acordo.

A varejista on-line Asos comprou a Topshop e mais três marcas do Grupo Arcadia nesta semana. A aquisição, avaliada em 265 milhões de libras, inclui as labels Topman, Miss Selfridge e HIIT. A compra foi concluída na quinta-feira (4/2) e não incluiu as 70 lojas físicas das marcas. Isso significa corte de 2,5 mil empregos de lojistas de rua, além de alguns funcionários de depósitos e escritórios. A partir de agora, as quatro etiquetas atuarão apenas on-line.

Detalhes da aquisição

O Grupo Arcadia pediu falência no fim de 2020. Juntas, as marcas adquiridas pela Asos tiveram queda brusca na receita por causa da pandemia de Covid-19. As vendas atingiram 1 bilhão de libras em 2019, mas totalizaram somente 265 milhões de libras no ano passado. Apesar dessa redução drástica, a varejista britânica considera o negócio “financeiramente atraente”. Além dos 265 milhões de libras pagos pelas etiquetas, a aquisição inclui mais 65 milhões de libras pelo estoque, segundo o The Guardian, somando 330 milhões de libras.

O objetivo da compra é complementar o atual portfólio da Asos, que já comercializava peças da Topshop. As vendas das quatro marcas fora do Reino Unido representaram cerca de 50% do total em 2020. Com a transação, que inclui a propriedade intelectual e o inventário de cada etiqueta, apenas 300 empregos devem ser mantidos, em funções como design e compras. Os custos de transação e as reestruturações pontuais custarão cerca de 20 milhões de libras.

O varejo digital parece ser um bom caminho para as novas subsidiárias da Asos. Segundo o Business Insider, o comércio eletrônico gerou cerca de 60% da receita das quatro etiquetas em 2020. Até agosto do ano passado, enquanto as lojas tradicionais sofriam com o fechamento temporário de suas unidades, a Asos chegou a quadriplicar os lucros, em parte impulsionados pela demanda por sportswear, maquiagem e produtos para pele.

 

Segundo o CEO da Asos, Nick Beighton, a aquisição recente é um passo para acelerar a estratégia da empresa como uma plataforma multimarcas. “Temos sido fundamentais para impulsionar o crescimento on-line das marcas e, sob nossa propriedade, iremos desenvolvê-las ainda mais, usando nossa experiência em design, marketing, tecnologia e logística, e trabalhando em estreita colaboração com os principais parceiros de varejo estratégicos no Reino Unido e em todo o mundo”, compartilhou em comunicado.

Efeitos da crise sanitária

Uma das corporações mais afetadas pela crise do novo coronavírus no Reino Unido até o momento, o Grupo Arcadia ainda detém as marcas Burton, Dorothy Perkins e Wallis. Estas podem ser vendidas em negociação exclusiva para o grupo on-line Boohoo. A holding Arcadia pertence ao magnata Philip Green, e tinha mais de 500 lojas e 13 mil funcionários quando pediu falência.

Outras empresas passaram por maus bocados durante a pandemia de Covid-19, como a Debenhams. A rede britânica de lojas de departamento sofreu queda nas vendas e precisou entrar em liquidação. Mesmo depois de um acordo de venda de 55 milhões de libras para a Boohoo, incluindo o e-commerce, a empresa vai fechar suas 118 lojas, situação que ameaça 12 mil empregos.

Sobre a Asos

A Asos é uma varejista de moda on-line britânica voltada para o público jovem. Fundada em 2000, a empresa atende mais de 200 mercados, em 10 idiomas. Além das linhas próprias, o e-commerce oferece produtos de mais 850 marcas de terceiros locais e globais, com oferta de 85 mil peças. Sua missão é se tornar favorita entre os jovens na faixa de 20 anos em todo o mundo.

Recentemente, a empresa foi alvo de polêmica depois de comercializar casaco da marca japonesa Bape. Alguns internautas acusou a Asos de fazer apologia ao estupro.

Colaborou Hebert Madeira

 

O site Achei No Sudoeste é um guia comercial com notícias e informações sobre o bairro. Nosso foco é divulgar e facilitar a população em geral sobre a pluralidade de segmentos existentes. O Setor Sudoeste possui um comércio bem misto e interessante que muitas vezes não está à vista de quem circula pelas quadras e avenidas.

Copyright © 2024 - Achei no Sudoeste